A Gorda promove cultura na região e no país

A Gorda promove cultura na região e no país

652
PARTILHE
206.1 A Gorda
A Gorda conta com vários voluntários na promoção da cultura (Fotos D.R.)

Surgiu em 2009 para formalizar um trabalho que já vinha a ser desenvolvido pelos seus fundadores, em alguns casos, há mais de 25 anos. João Evaristo e Joaquim Parra são dois dos fundadores responsáveis pela Associação Sócio-Cultural A Gorda, uma associação sem fins lucrativos que actua em diversas áreas artísticas. Estes dois voluntários são, fruto do trabalho que desenvolvem, as figuras mais visíveis de “uma acção que vai muito além das peças de teatro ou de pequenos vídeos divulgados nas redes sociais”, disse ao POSTAL João Evaristo, um dos fundador da associação e o actual presidente da Junta Freguesia de Olhão.

A Gorda pretende difundir a cultura na região e no país

A Gorda tem como principal objectivo difundir a cultura na região e no país e, neste sentido, assume-se como uma plataforma de promoção dos mais variados projectos artísticos. Para atingir os seus fins, conta, para além dos seus órgãos sociais, com a participação voluntária de um grupo de pessoas que partilham deste mesmo objectivo, entendendo a arte e a cultura como importantes contributos para a intervenção social, “através das expressões artísticas no geral e mais em particular do teatro, seja através do desenvolvimento de actividades de formação e de produção de espectáculos, integrando pessoas de diferentes faixas etárias e de diferentes ambientes sociais, seja através da participação em acções de beneficência, através da apresentação de espectáculos ou o apoio a iniciativas de outras entidades”, referiu João Evaristo.

Associação está envolvida em seis produções e na dinamização de três grupos de formação teatral

Anualmente, A Gorda está envolvida em cerca de seis produções, próprias ou em colaboração, e apoia a dinamização de três grupos de formação teatral, constituídos por cerca de 60 pessoas na totalidade, dos seis aos 70 anos. De entre as várias acções em que a associação está envolvida, destacam-se actualmente a colaboração com o POSTAL, na edição do Caderno Cultura.Sul, que mensalmente divulga e promove a actividade cultural da região; a participação em diversos eventos de solidariedade e de apoio à promoção cultural; a realização de variadas acções culturais em escolas, associações culturais e recreativas e de apoio social; e ainda o imprescindível apoio à produção artística e literária.

A Gorda faz um importante trabalho solidário e desenvolve diversas actividades voluntárias nas escolas e instituições sociais

(Cátia Marcelino / Henrique Dias Freire)

Facebook Comments

Comentários no Facebook