Impressionante foto da fúria do mar na Praia de Benagil de Lagoa

Impressionante foto da fúria do mar na Praia de Benagil de Lagoa

8362
PARTILHE
Impressionante foto da fúria do mar na Praia de Benagil, concelho de Lagoa, publicada na página de FB da Agência de Turismo Taruga Benagil Tours.
Impressionante foto da fúria do mar na Praia de Benagil, concelho de Lagoa, publicada na página de FB da Agência de Turismo Taruga Benagil Tours.

A costa do Algarve sofreu hoje a”fúria” do mar que teimou em galgar as margens do litoral. Esta é a foto impressionante tirada num acesso à Praia de Benagil em Lagoa, por volta da 14 horas de hoje, dia 1 de Março, e publicada na página de FB da Agência de Turismo Taruga Benagil Tours.

Esta intempérie poderá colocar em risco o próprio areal da praia que foi aumentado na sua largura em 2014, para possibilitar um maior espaço e segurança ao seus utilizadores.

Algar de Benagil

Segundo o site liveportugal.pt, “Algar de Benagil é um dos locais divulgados quando o assunto são as praias do Algarve, inclusive pela impressa internacional. Não é para menos, esta praia/gruta de difícil acesso é mesmo fantástica”.

E esclarece “que este lugar é na verdade um Algar, ou seja, é uma cavidade natural formada pela erosão do vento e da água. Este especificamente chama-se Algar de Benagil e fica localizado próximo à Praia de Benagil.

Como chegar ao Algar de Benagil?

- Pub -

O acesso é feito somente por água, sendo assim existem algumas opções para chegar lá.

A primeira delas, mais fácil e confortável, é de barco. Saem passeios de várias praias próximas que incluem esta e outras grutas ao redor. Há este passeio a sair de Portimão, que custa 30€ por pessoa. Nós escolhemos esta opção, e não poderíamos estar mais satisfeitos. O ponto negativo do passeio de barco é que na maior parte deles não se pode descer do barco.

Outra opção é alugar um caiaque, normalmente as mesmas empresas que tem os passeios de barco também alugam o equipamento. A média de preço médio é 20€ no caiaque para 2 pessoas durante 1 hora. Uma boa alternativa para os indecisos é fazer um passeio de barco e se achar que vale a pena, alugar um caiaque depois.

Uma outra alternativa seria ir a nado. Não é algo que recomendamos muito para aqueles que não têm experiência de nadar no mar. Apesar do Algar de Benagil ser relativamente próximo da praia o passeio pode se tornar perigoso em dias de mar agitado, isso porque a costa é bastante rochosa.

Para os que moram ou vão passar vários dias ao Algarve vale a pena entrar em contato com a empresa que escolher para o passeio e perguntar como está o mar. Isso porque em alguns dias o mar está bem transparente, e em outros nem tanto. Essa variante pode tornar o passeio ainda mais bonito.

Outro passeio que recomendamos próximo ao Algar de Benagil é a Ponta da Piedade. Fica a aproximadamente 30 minutos de carro. Vale lembrar que essa praia já foi distinguida pelo jornal americana Huffington Post como a possível praia mais bonita do mundo.

Algar de Benagil 05 Algar de Benagil 04 Algar de Benagil 03 Algar de Benagil 02 Algar de Benagil 01

As fotografias deste post foram gentilmente cedidas pelo Miguel Teotónio, de Beja. Também é possível ver mais algumas na página dele! Vale a pena

É conhecida pela possibilidade de nela se poder desfrutar do sol e da água transparente, comer um gelado ou dar umas braçadas, sempre num ambiente familiar.

Na entrada, amontoado de barcos é de tal ordem que se pode duvidar da existência do areal, mas este está escondido atrás das popas e proas. Na maré cheia, a água quase alcança as rochas, apanhando os banhistas desprevenidos.

Em 2014 o areal da praia foi aumentado na sua largura, possibilitando maior espaço e segurança ao seus utilizadores.

É praia vizinha da internacionalmente famosa Praia da Marinha”.

Facebook Comments

Comentários no Facebook