Leitura da Semana: A Estranha Ordem das Coisas: A Vida, os Sentimentos...

Leitura da Semana: A Estranha Ordem das Coisas: A Vida, os Sentimentos e as Culturas Humanas, de António Damásio

783
PARTILHE

 

A rubrica Leitura da Semana é publicada semanalmente à terça-feira; Paulo Serra é doutorado em Literatura na Universidade do Algarve e investigador do CLEPUL
A rubrica Leitura da Semana é publicada semanalmente à terça-feira;
Paulo Serra é doutorado em Literatura na Universidade do Algarve e investigador do CLEPUL

O cientista e escritor recebeu no passado dia 20 de Março o Prémio de Vida e Obra na Gala da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA). A cerimónia decorreu no Centro Cultural de Belém e será transmitida em direto pela RTP.

O seu mais recente livro, publicado no ano passado, é A Estranha Ordem das Coisas: A Vida, os Sentimentos e as Culturas Humanas.

O autor aborda as emoções, os afectos humanos, os sentimentos (que defende como uma combinação única de corpo e cérebro) como propulsores da actividade cultural. Numa escrita acessível e ligeira, com espaço para o humor, o autor tenta perceber como é que a vida humana está ligada hoje ao que era no seu início, há 3,8 mil milhões de anos, procurando explicar como é que os sentimentos estão na base da cultura produzida pelo homem tanto então como agora. O autor considera ainda como apesar de até as culturas de bactérias se poderem comportar como comunidades humanas, na forma como se agrupam para sobreviver, o condão da criatividade humana cabe exclusivamente ao homem, pois esta capacidade «assenta na vida e no facto extraordinário de que a vida vem equipada com uma ordem precisa: resistir e projectar-se para o futuro, aconteça o que acontecer.» (pág. 50)

antónio damásio_© jean-baptiste huynh
O cientista e escritor António Damásio (Foto: Jean-Baptiste Huynh)

Comentários no Facebook