Líder da Academia de Bilhar de Tavira quer levar Algarve às competições...

Líder da Academia de Bilhar de Tavira quer levar Algarve às competições nacionais

1562
PARTILHE
jose ribeiro
Principal função de José Ribeiro enquanto comissário distrital é promover a modalidade

A Federação Portuguesa de Bilhar elegeu José Ribeiro, responsável pela Academia de Bilhar de Tavira há mais de um ano, como comissário distrital da modalidade. Ao POSTAL José Ribeiro revelou que já tinha sido convidado pela Federação mas é a primeira vez que assume este cargo “complicado mas muito compensatório. A Federação conhece o meu trajecto na modalidade e sabe o conhecimento que tenho do mercado”.

A sua principal função enquanto comissário distrital é promover a modalidade junto dos clubes e associações da região. Para isso, é necessário também angariar jogadores individuais e tentar inseri-los nesses clubes e associações para que possam entrar em competição, visto que apenas podem participar nos jogos da Federação equipas que estejam inseridas em entidades sem fins lucrativos.

Um trabalho árduo que engloba ainda tarefas como a elaboração dos calendários dos vários torneios, assistir a algumas partidas, manter o contacto regular com a Federação, verificar se há condições para os jogos ou elaborar as fichas técnicas, e José Ribeiro conjuga tudo isto com a gerência da Academia de Bilhar de Tavira, a liderança de equipas nas várias competições regionais e ainda as aulas que dá aos mais jovens adeptos do bilhar.

Campeonato de equipas feminino e Campeonato de esperanças são os próximos objectivos

- Pub -

As mudanças são já visíveis depois de José Ribeiro assumir o comando. “Na época passada (2016/2017) apenas estavam inscritos 14 jogadores individuais e este ano (2017/2018) já temos 24 jogadores, cinco equipas e seis jogadoras femininas em competição, o mesmo número de jogadoras que em Lisboa e no Porto. Há cerca de dez anos que não havia competições por equipas (da Federação) no Algarve e nem a própria Federação estava à espera destas mudanças tão rapidamente”.

academia bilhar tavira veteranos
Academia de Bilhar Tavira Veteranos: Carlos Conceição, Saul Silva, Jorge Lengweg, Vitor Martins, Carlos Fernandes da Academia de Bilhar Tavira Veteranos (da esqª para a dirª)

A aposta no jogo feminino é para continuar e os objectivos para o próximo ano são a criação de um campeonato de equipas feminino e também de um campeonato de esperanças. Mas a ambição é ainda maior e a aposta recai também nas competições nacionais. “Quero colocar pelo menos dois jogadores individuais no circuito nacional e, dentro de dois ou três anos, levar também uma equipa para a competição porque do Tejo para baixo não há competição nacional, excepto em Setúbal”.

Academia de Bilhar de Tavira está nos primeiros lugares das competições regionais

A disputar os primeiros lugares das competições regionais, José Ribeiro garante que “as expectativas são sempre as melhores porque temos os melhores jogadores a competir. Mas a boa prestação individual é reflexo de um bom trabalho de equipa”. João Chumbinho (1º no sotavento) e Olivério Cruz (1º no barlavento) são os jogadores que elevam o nome da Academia de Bilhar de Tavira, a duas provas do fim da competição individual.

Mas para já, a prioridade de José Ribeiro passa por oferecer as melhores condições para a prática da modalidade “porque é isso que fica na memória e faz com que as pessoas queiram voltar”. Ainda assim, as novidades também chegam à Academia de Bilhar de Tavira, com o início das transmissões dos jogos em directo por youtube marcado ainda para este mês de Março.

academia bilhar tavira abt pool
Academia de Bilhar Tavira ABT POOL: João Chumbinho, Carlos Carmo, João Carlos, João Botequilha, Nelson Pereira, Ruben Monchique (da esqª para a dirª)

Também nos dardos a academia marca pontos e ocupa o primeiro lugar no torneio Bilhar Sul e o primeiro lugar da categoria A do campeonato Fénix, a mais alta categoria a nível regional.

A formação continua para quem quiser aprofundar os seus conhecimentos no bilhar e a inscrição pode ser feita por e-mail (academiabilhartavira@gmail.com) ou presencialmente na Academia de Bilhar de Tavira, na Rua Dr. Silvestre Falcão, em Tavira. No site www.academiabilhartavira.com encontra todas as informações sobre as competições a decorrer.

Facebook Comments

Comentários no Facebook