Maré cheia levou o mar a invadir novamente a avenida da Ilha...

Maré cheia levou o mar a invadir novamente a avenida da Ilha de Faro

6672
PARTILHE

Ilha de Faro, Steven Sousa Piedade 01 Ilha de Faro, Steven Sousa Piedade 02 Ilha de Faro, Steven Sousa Piedade 03 Ilha de Faro, Steven Sousa Piedade 05 Ilha de Faro, Steven Sousa Piedade 04Estas imagens são reveladoras como a Ilha de Faro esteve durante a madrugada de hoje, dia 2 de Março, a maré viva levou o mar a invadir novamente a avenida. As fotos foram publicadas às 5h55 no perfil de FB do presidente da Junta de Freguesia de Montenegro, Steven Sousa Piedade.

Foi depois da subida da preia-mar da maré viva durante a madrugada, por volta das 3h30 da manhã, que se fez sentir o vento e a ondulação fortes. Foi então que algumas ondas galgaram o cordão dunar e atingiram uma unidade hoteleira na Praia de Faro, que obrigou à sua evacuação temporária.

Os hóspedes foram surpreendidos com a água a entrar por algumas janelas, o que obrigou o proprietário, senhor Rui, a transferir os hóspedes para o andar de cima. O susto que gerou alguns momentos de pânico deu-se quando uma onda entrou pelas janelas dos quartos quando os hóspedes estavam a dormir, inundando os quartos de água e de areia.

Segundo o proprietário da unidade hoteleira, os hóspedes foram compreensivos e ainda mantém-se hospedados.

Com o apoio da junta de freguesia local, a unidade hoteleira encontra-se a vedar com madeira as janelas como medida pontual de precaução.

Tanto o acesso à praia como à escola foram fechados. Registaram-se danos a poente no espaço público e a reposição da areia no lado da costa é a prioridade antes da próxima preia-mar que deverá ser mais forte do que a desta madrugada.

A próxima maré poderá ainda levar a mais complicações por volta das 15 horas de hoje.

Também o registo vídeo de Fernando Lourencinho, de ontem, dia 1 de Março, contém imagens que ilustram bem a força com que o mar galgou a duna da Praia de Faro.

O acesso esteve condicionado devido à forte ondulação que teve como consequência a deposição de areia na estrada, bem visível pelas impressionantes imagens de vídeo recolhidas.

A Proteção Civil e os Bombeiros de Faro tomaram medidas de segurança limitando de imediato o acesso à Praia de Faro. Apenas os veículos de emergência e os moradores tiveram acesso a esta zona balnear.

Tanto o presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau, como o presidente da Junta de Freguesia de Montenegro, Steven Piedade, garantiram que a intervenção das várias forças assegurou que a população se mantivesse em segurança e evitou que houvessem danos maior a registar.

Logo pela manhã, duas retroescavadoras garantiram a circulação automóvel na Avenida Nascente da Ilha de Faro.

No local estiveram diversos agentes da Protecção Civil, Bombeiros de Faro, GNR, Polícia Marítima, bem como os serviços municipais, da junta de freguesia e da FAGAR.

Tornado na Doca de Faro

As fotos de Pedro Sampaio sobre o tornado que destruiu os vidros de vários carros e arrasou a esplanada do Café Eme na baixa de Faro, na passada quarta-feira, dia 28 de Fevereiro, por volta das 17h20.

Pedro Sampaio 01 Pedro Sampaio 03 Pedro Sampaio 02

Apesar de ter sido classificado de fraca intensidade, os estragos do tornado foram notórios e teve ainda como consequência ter virado mais de uma dezena de barcos na Doca de Faro.

Facebook Comments

Comentários no Facebook