Olhão: Dia Internacional da Protecção Civil assinalado com várias iniciativas

Olhão: Dia Internacional da Protecção Civil assinalado com várias iniciativas

831
PARTILHE

O Município de Olhão comemorou o Dia Internacional da Protecção Civil esta quinta-feira, 1 de Março, com um conjunto alargado de iniciativas, cujo objectivo passou por demonstrar a importância e a dinâmica da Protecção Civil a nível municipal.

Sob o lema “somos todos Protecção Civil”, muitas foram as actividades que decorreram, com destaque para a entrega de kits de primeiros-socorros a todas as escolas e a diversas instituições do concelho, e para a apresentação ao público do projecto de arquitectura do novo quartel dos bombeiros.

Assim, decorreu na Escola Básica do 1º Ciclo da Fuseta um exercício de teste de evacuação destinado à comunidade escolar, que concretizou os treinos de rotina que são levados a cabo em toda a generalidade das escolas do concelho, fomentando nos mais novos uma crescente cultura de segurança.

Um dos pontos altos deste dia aconteceu nos Paços do Concelho, que acolheram a cerimónia de entrega de cinquenta mochilas equipadas para primeiros-socorros, que irão equipar todas as escolas públicas do concelho.

Esta oferta por parte do Município foi extensiva a outras entidades e serviços do concelho com necessidades mais urgentes nesta matéria, e que ficam, assim, equipadas para fazer face a situações de emergência que eventualmente ocorram.

Quartel dos bombeiros, esteve aberta ao público durante todo o dia

A “casa” da Protecção Civil Municipal, o quartel dos bombeiros, esteve aberta ao público durante todo o dia, nomeadamente durante as cerimónias de promoção a bombeiros de 2.ª classe de 15 bombeiros profissionais e de integração dos novos bombeiros recrutas nas brigadas operacionais, após mais de mil horas de formação profissional adquirida.

O Dia Internacional da Protecção Civil foi também assinalado em Olhão com a apresentação do novo uniforme em serviço dos trabalhadores do Serviço Municipal de Protecção Civil e com a conclusão do processo de reequipamento do Corpo de Bombeiros. Foram entregues aos soldados da paz olhanenses blusões, fatos para chuva e capacetes de combate aos incêndios.

Neste dia foi também apresentado o projecto de arquitectura do novo quartel dos bombeiros, e que entrou ao serviço o novo reboque para a recolha de equídeos, recentemente adquirido pela autarquia para dar resposta ao transporte e remoção destes animais no concelho.

As comemorações do Dia Internacional da Protecção Civil em Olhão culminaram com uma Jornada de Trabalho na Biblioteca Municipal José Mariano Gago, que incluiu uma reunião da Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios de Olhão, para aprovação do Plano Operacional para 2018, bem como a reunião entre o Centro de Coordenação Operacional Distrital e a Comissão Municipal de Protecção Civil, que passou em revista toda a actividade da Protecção Civil de Olhão.

Facebook Comments

Comentários no Facebook