What ever happened to… ?

What ever happened to… ?

483
PARTILHE

 

A OPINIÃO de PEDRO JUBILOT pedromalves2014@hotmail.com canalsonora.blogs.sapo.pt
A OPINIÃO de PEDRO JUBILOT
pedromalves2014@hotmail.com
canalsonora.blogs.sapo.pt

… Teresa Rita Lopes

A maior investigadora da vida e obra de Fernando Pessoa, algarvia nascida em Faro em 1937, será homenageada na terra de Álvaro de Campos, na Biblioteca Municipal de Tavira, no dia 10 de Março, pelas 21h30.

O programa contempla uma apresentação de Afonso Dias, uma intervenção de Teresa Rita Lopes em torno de Pessoa e poemas de Álvaro de Campos por Vítor Correia, acompanhado à guitarra por Pedro Antunes. Evento integrado nas comemorações do dia internacional da mulher, com organização do núcleo de Tavira da Associação José Afonso.

… João Rodrigues

Biólogo e mergulhador, está necessariamente consciente dos problemas que poderão surgir da exploração de petróleo perto da costa algarvia, bem como dos mais diversos problemas de poluição que afectam o mar. Ao fotografar a beleza subaquática da região do Algarve quer chamar a atenção para a ameaça que esses perigos representam para o nosso património natural. As fotografias de «Águas Vivas», em exposição (25.02-23.03) na Fnac do Forum Algarve-Faro, foram registadas ao longo de quatro meses. Tem participado em vários documentários especializados e colabora com a revista National Geographic Portugal. (mais informação no site greensavers).

… Paulo Cunha

paulo cunha

«Cem desabafos…. Sem espinhas», reúne as crónicas – as primeiras 100 – publicadas semanalmente na revista online Algarve Informativo, com direcção de Daniel Pina, que assina um dos textos de apresentação do livro publicado pela editora Algarcongress. O professor e músico, encarou mais esta experiência com a mesma seriedade, honestidade e qualidade com que assume os mais diversos projectos artísticos e culturais em que se tem envolvido desde sempre, em especial na região do Algarve. O lançamento ocorreu na Biblioteca António Ramos Rosa em Faro.

… Viviane

viviane

Para quem a conhece desde os tempos em que começou a dar os primeiros passos nas cantigas, não estranha a sua apetência, vontade, necessidade? para cantar a chanson francesa, certamente devido à sua passagem por França e o conhecimento da cultura gaulesa. Confesso que tive alguma reserva e demorei mesmo algum tempo até carregar no ícone »play» para escutar uma enésima interpretação da canção (talvez a mais bela de amor) de ‘La Vie En Rose’ (Viviane Canta Piaf, cd 2017), mas finalmente quando o fiz não pude deixar de ficar cativado pelo trabalho de Viviane e Tó Viegas, que foi mais além da versão de uma tal Melody Gardot.

… Robert Plant

robert plant

Músico ainda no activo (tocou no Nos Alive o ano passado) trouxe um dia os seus Led Zeppelin a Olhão. Na verdade não estiveram eles connosco, mas nós com eles. O meu primeiro concerto ao vivo. Foi espectacular: ‘The Song Remains the Same’ a festa do circo rock’n’roll – desde o Madison Square Garden em Julho de 1973 (Lp e filme publicado em 1976) para uma sessão do cine-teatro, aí por 78 . Sala cheia em ambiente fantástico. Palmas e gritos no fim e início das canções ou mesmo durante; os diversos cigarros acesos, os movimentos de dança ao som em transe do longo e magnífico solo de bateria em ‘Moby Dick’. Depois acabou o filme, acenderam-se as luzes e puseram toda a gente na rua. Sem direito a encore.

… Rui Dias Simão

rui dias simao
Após um interregno, Rui Dias Simão surge agora com o poema ‘Impreparado para esta noite’

Publicou poemas no fanzine ‘Tão Longe. Tão Perto’ (olhão,1993), e depois em livro estreou-se com ‘Hipantropias’ pela Edições Cativa. Radicado desde a infância na Conceição de Tavira, dedica-se também à pintura e desenho, que aparecem nalguns dos seus livros. Depois de algum tempo arredado das edições de longo folgo, surge agora com o poema ‘Impreparado para esta noite’, pelas páginas da edição quinta do fartzine ‘esfera’ dirigido por Paulo Tomé.

… Maria de Fátima Bravo

maria de fatima bravo
Mª de Fátima Bravo é recordada pelo êxito ‘Vocês Sabem Lá’

Natural de Lagos (1935), Maria de Fátima Bravo é sobretudo recordada por esse êxito enorme que foi, em 1957, ‘Vocês Sabem Lá’ (EP Decca P-DFE 6489), canção de Nóbrega e Sousa e Jerónimo Bragança que ficou como um dos grandes clássicos da música ligeira nacional. Embora o seu desejo fosse ser pintora tornou-se actriz. Cedo abandona a carreira artística (1961, ao casar-se). Tivesse vivido noutro lugar, ainda que no mesmo tempo e teria sido transformada em estrela mundial. Assim… presto-lhe culto desde a infância através do gira-discos lá de casa com o single comprado pelo meu pai à época.

… Marco Martins

O que este cineasta faz entre filmes é, não apenas encenar teatro mas, tornar essa experiência ainda em algo muito mais vivo e mais verdadeiro que aquilo que o próprio teatro já encena. Não se trata apenas de uma actividade para entreter entre a preparação de filmes, mas um laboratório de aprendizagem, e de testar com seriedade as possibilidades dos «Actores», agora nome da peça. Esteve no Algarve (Cine-Teatro Louletano), região a que está há muito ligado pela família, que dirige a Casa das Artes de Tavira.

… Casa Álvaro de Campos Tavira

A associação cultural de Tavira, sediada junto à igreja da Misericórdia, nas anteriores instalações do posto de turismo, está a ser alvo de um melhoramento na sua sede, e de uma remodelação no tipo de oferta cultural a dar aos seus sócios e visitantes, dotando-a de um pólo museológico evocativo do poeta, com exposições continuadas e vocacionando as actividades para a divulgação e promoção de artistas locais ou residentes, oferecendo espaços onde possam dar a conhecer as suas criações e que sejam uma mostra viva das nossas vivências culturais, num espaço vocacionado para a leitura ou a tertúlia. No próximo dia 21 de Março essa intenção será anunciada, pelas 19h00, no âmbito do evento «Dia mundial da Poesia», que contará com microfone aberto para a leitura de poemas e de um lanche partilhado. Sintam-se convidados.

(Artigo publicado no Caderno Cultura.Sul de Março)

Facebook Comments

Comentários no Facebook