‘160 Anos do Caminho de Ferro em Portugal’ para ver na CCDR...

‘160 Anos do Caminho de Ferro em Portugal’ para ver na CCDR Algarve

852
PARTILHE
foto comboio 160 anos na estação Faro_DSC02937
Uma das fotos que pode ser vista na exposição (Foto: DR)

A Sala de Exposições da CCDR Algarve, em Faro, recebe a Exposição “160 Anos do Caminho de Ferro em Portugal”, entre 6 de Abril e 30 de Maio. Trata-se de uma iniciativa conjunta da CP – Comboios de Portugal e da IP – Infraestruturas de Portugal .

Por ocasião da inauguração da exposição, na próxima sexta-feira, 6 de Abril, será realçada a centenária Estação de São Bento e a importância do modo ferroviário para o desenvolvimento e coesão territorial, social e económica do país. O vice-presidente do Conselho de Administração da Infraestruturas de Portugal, Carlos Fernandes, apresentará o Projecto de Electrificação da Linha do Algarve integrado no âmbito do Programa Ferrovia 2020.

Este projecto é parte integrante do Corredor do Algarve, um dos seis eixos de desenvolvimento prioritário, nos quais se integram os projectos de investimento a concretizar para o horizonte 2014-2020.

“Será uma intervenção ao longo de 40 quilómetros deste eixo estruturante para a mobilidade da principal região turística de Portugal e desta com o restante território nacional e europeu, pelo que a sua modernização irá dinamizar a economia regional e nacional”, explica a CCDR Algarve.

Este investimento permitirá a exploração comercial exclusivamente com material eléctrico e outras melhorias, que contribuirão para a eficiência do sistema, nomeadamente, a redução no tempo de percurso e menores custos ambientais.

Durante a permanência da exposição realizam-se em paralelo actividades de carácter recreativo e educativo e serão exibidos filmes do Cinerail – Festival Internacional de Cinema Ferroviário Internacional Railway Corporate Films Competition sobre a temática.

A exposição pode ser vista de segunda a sexta-feira, das 10 às 18 horas. A entrada é livre.

Facebook Comments

Comentários no Facebook