Prémios Excelência: Nuno Guerreiro, o cantor da Ala dos Namorados que encanta...

Prémios Excelência: Nuno Guerreiro, o cantor da Ala dos Namorados que encanta com a singularidade da sua voz

1244
PARTILHE
Nuno Guerreiro é natural de Loulé e já actuou em palcos de todo o mundo (Foto: Rita Carmo)
Nuno Guerreiro é natural de Loulé e já actuou em palcos de todo o mundo (Foto: Rita Carmo)

O POSTAL revela o percurso de Nuno Guerreiro, Personalidade que vai ser homenageada com o Prémio Excelência – Gala Postal 30 anos, no Casino de Vilamoura , esta sexta-feira, dia 20 de Abril.

Nuno Guerreiro é natural de Loulé, tem 45 anos é cantor e conhecido pelos portugueses pela versatilidade da sua voz. O algarvio é vocalista da banda Ala dos Namorados, que comemora este ano o seu 25º aniversário.

O início da história da banda remonta a 1993 com as canções de Manuel Paulo, João Gil e João Monge. Ao conhecerem Nuno Guerreiro, num concerto com Carlos Paredes, depararam-se com a voz perfeita para o reportório já composto. Juntou-se a eles o guitarrista Moz Carrapa, nascendo assim a conhecida Ala dos Namorados.

A par das influências dos próprios compositores, a sonoridade da banda foi-se desenvolvendo com base na singularidade da voz de Nuno Guerreiro – essencial à identidade artística do grupo.

- Pub -

O registo raro de contratenor de Nuno Guerreiro e a sua incrível extensão vocal permitiram abordar caminhos que vão do fado, à música tradicional portuguesa, passando pelo jazz, cabaret, abordagens mais clássicas e pop.

A par da sua carreira na Ala dos Namorados, Nuno Guerreiro fez algumas incursões a solo, onde se destaca o álbum “Carta de Amor” que, foi gravado no Japão, com produção e arranjos do maestro japonês Akira Senju. “Tento Saber”, editado em 2002, que conta com músicas de Sara Tavares, Lúcia Moniz ou Pedro Campos, foi um dos maiores sucessos da carreira a solo do artista.

Aos longo dos seus 25 anos de carreira, Nuno Guerreiro pisou inúmeros palcos por todo o mundo como Tóquio, Barcelona, Toronto, Paris, Macau, passando pelo anfiteatro grego do Epidauro, Milão, entre outros.

CRONOLOGIA

05/09/1972 – Nascimento;

1993 – formação da Ala dos Namorados;

1994 – lançamento do álbum de estreia da Ala dos Namorados, com single “Loucos de Lisboa”;

1995 – apresentação da banda no Mercat de Música Viva de Vic, em Barcelona, onde é distinguida com o prémio de Melhor Banda Estrangeira;

1998 – é editado “Solta-se o Beijo”, sendo a Ala dos Namorados galardoada com 2 Globos de Ouro, para melhor banda e melhor tema original;

1999 – edição do primeiro disco a solo de Nuno Guerreiro, “Carta de Amor”, no Japão, à qual se segue a edição portuguesa;

2013– Ala dos Namorados edita “Razão de Ser”, que inclui “Caçador de Sóis”;

2018– Tour dos 25 anos da Ala dos Namorados.

Facebook Comments

Comentários no Facebook