Loulé recebeu as Jornadas Municipais de Protecção Civil

Loulé recebeu as Jornadas Municipais de Protecção Civil

505
PARTILHE

O Comando Distrital de Operações de Socorro de Faro e Serviço Municipal de Proteção Civil de Loulé promoveram no passado dia 19 de Abril, as Jornadas Municipais de Protecção Civil.

As Jornadas contaram com mais de 50 participantes com responsabilidades na área da protecção civil distrital e municipal, nomeadamente elementos do Centro de Coordenação Operacional Distrital, do executivo municipal, das juntas de freguesia, das empresas Municipais, das comissões municipais de Protecção Civil e de Defesa da Floresta Contra Incêndios, entre outras entidades cooperantes.

O evento iniciou-se com a reunião semanal do Centro de Coordenação Operacional distrital (CCOD) de Faro, estrutura de coordenação institucional distrital, coordenada pelo Comandante Operacional Distrital, Vitor Vaz Pinto.

Em seguida realizou-se apresentação, por parte do vereador da Autarquia Carlos Carmo, sobre a organização e trabalho desenvolvido nas várias áreas de atuação no Município de Loulé.

- Pub -

Na parte da tarde foi possível observar trabalhos já realizados e em curso no âmbito da defesa da floresta contra incêndios.  Começando a visita no Barranco do Velho, local onde Pedro Jesus, técnico coordenador da Associação de Produtores Florestais da Serra do Caldeirão, mostrou os trabalhos levados a cabo na Rede Primária da Faixa de Gestão de Combustível no âmbito da Zona Intervenção Florestal de Loulé nº1, sublinhando a importância destas faixas de descontinuidade de vegetação.

Ainda no Barranco do Velho, os participantes nas Jornadas visitaram as instalações da Instituição de Solidariedade da Serra do Caldeirão, local onde, durante o período crítico dos incêndios florestais, ficará instalada uma Brigada de Bombeiros.

As Jornadas terminaram no sítio dos Vermelhos, Ameixal, onde o Tenente Coronel Amaral do Regimento de Engenharia nº 1 fez uma breve apresentação sobre os trabalhos realizados no âmbito do protocolo assinado entre o Município de Loulé e o Exército, nomeadamente em termos de desmatações e beneficiações dos caminhos florestais.

A organização revela que “o balanço das Jornadas foi bastante satisfatório já que permitiu aos participantes verificar in loco os trabalhes desenvolvidos e os projetos em curso, tal com fortalecer as várias parcerias no âmbito da proteção civil no patamar municipal e distrital”.

(Milene Alves Maria / Henrique Dias Freire)

Facebook Comments

Comentários no Facebook