Albufeira associa-se às Comemorações do Dia Nacional dos Moinhos

Albufeira associa-se às Comemorações do Dia Nacional dos Moinhos

654
PARTILHE

 

moinho cartaz 2
Moinho do Cerro do Malpique foi alvo de uma intervenção de reabilitação

O Moinho do Cerro do Malpique, inaugurado em Agosto do ano passado, foi alvo de uma intervenção de reabilitação do edifício e do engenho, com o objectivo de restituir este importante elemento patrimonial à cidade, quer em termos estéticos e técnicos quer em termos funcionais. O projecto de reabilitação do moinho e da envolvente exterior, orçado em cerca de 144 mil euros, recorreu a técnicas tradicionais e ainda à construção de raiz de um engenho, o que permitiu recuperar a sua função original: a moagem de cereais através da força motriz do vento.

Localizado numa colina sobranceira a uma das principais entradas da cidade, o Moinho do Cerro do Malpique faz parte de um projecto mais alargado: o futuro “Cerro Cultural”, onde irão coexistir o saber ancestral e as energias alternativas, num espaço que funcionará como centro educativo e polo de atracção turística.

No dia 7 de Abril, a Câmara de Albufeira convida residentes e turistas a visitarem o Moinho, entre as 10 e as 16 horas. As visitas estão condicionadas à capacidade do espaço, e serão acompanhadas por técnicos do Museu Municipal de Arqueologia.

Comentários no Facebook