Algarve é líder em praias com Bandeira Azul

Algarve é líder em praias com Bandeira Azul

695
PARTILHE
A atribuição da Bandeira Azul tem em consideração diversos critérios (Foto D.R.)
A atribuição da Bandeira Azul tem em consideração diversos critérios (Foto D.R.)

A Bandeira Azul chega a 332 praias portuguesas este ano. A região algarvia lidera o pódio com 89 praias costeiras distinguidas. O anúncio partiu por parte do presidente da Associação Bandeira Azul da Europa, José Archer, na passada sexta-feira, dia 27 de Abril.

A distinção vai ser entregue a um total de 332 praias, 18 marinas e sete embarcações eco-turísticas. As praias estão distribuídas por 86 concelhos, sendo 33 praias fluviais e 299 costeiras.

Apesar da região algarvia não ter nenhuma praia fluvial distinguida com bandeira azul, lidera o número no que toca a praias costeiras, recebendo mais uma bandeira que no ano anterior. Em segundo lugar encontra-se a região Norte com um total de 73, mais três que em 2017. Com a medalha de bronze fica a região de Lisboa e Vale do Tejo com um total de 48 bandeiras. O Centro conta com 39 distinções e o Alentejo com 32.

A única região a perder uma bandeira foi a Região Autónoma dos Açores, que totaliza agora 37 galardões. Já a Madeira, recebe este ano mais uma bandeira, ficando assim com 14.

José Archer afirmou que, em comparação com a atribuição a nível internacional, Portugal é o terceiro país com mais galardões conferidos, quando no ano passado ocupava a sexta posição. “Desde 2011 que Portugal tem mais de 50% de praias galardoadas com Bandeira Azul”, acrescentou.

A atribuição da Bandeira Azul tem em consideração diversos critérios como a “informação e educação ambiental”, “qualidade da água”, “gestão ambiental e equipamentos” e “segurança e serviços”.

(Agência Lusa / Maria Simiris / Henrique Dias Freire)

Facebook Comments

Comentários no Facebook