Conheça os 12 projetos finalistas do Concurso ‘Elevator Pitch – IdeiasQueMarcam’

Conheça os 12 projetos finalistas do Concurso ‘Elevator Pitch – IdeiasQueMarcam’

338
PARTILHE
Intenção do Governo de criar um banco de fomento passa no crivo de Bruxelas
Promovido pela Representação da Comissão Europeia em Portugal (Foto D.R)

Participaram 67 equipas no Concurso ‘Elevator Pitch – IdeiasQueMarcam’, promovido pela Representação da Comissão Europeia em Portugal, mas apenas ficaram 12 foram selecionadas. Uma das 12 é a algarvia Lupa – Laboratório Urbano Participado, uma plataforma de Gestão Territorial e Urbanística.

De 6 a 8 de Abril, estas 12 equipas participaram num bootcamp, onde tiveram um primeiro contacto com várias ferramentas de gestão e sessões de formação necessárias ao desenvolvimento das suas ideias de negócio.

Entre os selecionados encontram-se projetos que têm como objectivo promover a comunicação entre as comunidades e a administração local, permitir a participação activa na formulação de políticas urbanas, sensibilizar os mais jovens para a leitura, consciencializar os cidadãos e prevenir problemas de saúde ou até mesmo facilitar o acesso a serviços de moda, bem-estar e restauração.

As equipas finalistas participarão em sessões individuais de coaching que serão seguidas por apresentações – intermédia e final – a um conjunto de júris, até hoje dia 27 de Abril. O júri destas sessões irá determinar os vencedores do Concurso após assistir às apresentações finais das equipas.

- Pub -

Aos vencedores o Prémio ‘Elevator Pitch – IdeiasQueMarcam’ serão atribuídos prémios de seis mil euros (para projetos de base tecnológica e digital) e o Prémio especial “Democracia Digital” de quatro mil euros  (para projetos de base tecnológica e digital que promovam a capacitação cívica e a participação ativa dos cidadãos na vida democrática). Existem ainda outros prémios e benefícios – incubação, mentoria, capacitação, acesso a redes de especialistas, divulgação nacional e internacional, bolsas de estudo, vouchers de serviços, workshops, etc. – oferecidos por mais de uma dezena de parceiros da Representação da Comissão Europeia em Portugal.

Os 12 projetos finalistas do Concurso ‘Elevator Pitch – IdeiasQueMarcam’ são os seguintes:

. Dr. Travel

Uma plataforma online que fornece serviços de aconselhamento médico orientado para as atitudes e precauções a ter antes, durante e após uma viagem, permitindo o contacto directo com profissionais de saúde.

. Oliveira do Hospital, A Friendly Municipality

Um projeto que tem como objetivo a promoção e integração social, económica e cultural das comunidades estrangeiras residentes no concelho de Oliveira do Hospital.

. Buildtoo

Um software de coordenação e acompanhamento de projetos e obras, desenhado para investidores/proprietários e gestores de projeto.

. LUPA – Laboratório Urbano Participado

O projeto Laboratório Urbano Participado pretende ser um agente intermediário de governança participativa na formulação de políticas urbanas.

. MISK

Uma aplicação que recomenda restaurantes em menos de um minuto, permitindo descobrir sítios novos em cada cidade e região.

. myPolis

Uma aplicação que pretende melhorar a comunicação entre políticos e cidadãos, através da qual se pode votar em propostas, reportar ocorrências e enviar mensagens.

. Inople

O projeto Inople pretende educar, consciencializar e prevenir a diabetes através de jogos para dispositivos móveis.

. Jornalíssimo

Pretende sensibilizar crianças e jovens para a importância de estarem informados sobre o mundo em que vivem através dos media, tendo em conta duas dimensões: leitura e produção escrita e audiovisual.

. RUMO

Uma plataforma online de serviços de saúde e bem-estar exclusiva para emigrantes.

. ZeroDegrees Health

Uma plataforma digital que tem como missão capacitar doentes auto-imunes a obterem diagnósticos mais rapidamente e a encontrarem melhores tratamentos.

. FuelSave

Uma aplicação para prestar formação em tempo real aos motoristas de camiões das transportadoras de mercadorias e logística, permitindo uma poupança até 20% em combustível e emissões de CO2.

. Glam To Glam

Uma plataforma que possibilita a compra e venda de artigos de moda em segunda mão de forma fácil, confidencial e segura.

Para mais informações sobre os projectos:  WWW.BOLSADOEMPREENDEDORISMO.PT/BLOG.

(Milene Alves Maria / Henrique Dias Freire)

Facebook Comments

Comentários no Facebook