Estrangeiros residentes no Algarve fazem exame de Português na UAlg

Estrangeiros residentes no Algarve fazem exame de Português na UAlg

663
PARTILHE
estrangeiros
Os que forem aprovados poderão adquirir a nacionalidade portuguesa (Foto: DR)

A Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo (ESGHT) da Universidade do Algarve, no Campus da Penha, recebe no próximo sábado, 21 de Abril, 68 residentes estrangeiros para realizarem as provas do Certificado Inicial de Português Língua Estrangeira (CIPLE), que lhes permitirá adquirir a nacionalidade portuguesa.

O exame CIPLE é composto por três componentes, Compreensão da Leitura e Expressão Escrita, Compreensão Oral e Expressão Oral, e atesta a capacidade geral básica para interagir num número limitado de situações de comunicação previsíveis do quotidiano.

O exame é realizado através de um protocolo estabelecido com o Centro de Avaliação de Português Língua Estrangeira (CAPLE) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Além deste exame de nível A2 do Quadro Comum Europeu de Referência para as Línguas, a ESGHT realizará mais quatro exames de níveis mais avançados para fins profissionais e académicos – B1, B2, C1 e C2 – no final de maio. Há ainda uma segunda época de exames nos meses de outubro e novembro.

De salientar que os exames de Português Língua Estrangeira do CAPLE são reconhecidos por várias instituições nacionais e estrangeiras para fins profissionais, sociais e educativos.

A aplicação do exame CIPLE envolve cerca de 14 docentes dos departamentos de ensino de línguas das várias unidades orgânicas da UAlg.

Desde 2011, a ESGHT já recebeu mais 1.400 candidatos estrangeiros, prestando um serviço fundamental à comunidade estrangeira do Algarve e apoiando desígnios essenciais desta Universidade: o respeito e valorização da diversidade e a estreita ligação com a comunidade envolvente.

Facebook Comments

Comentários no Facebook