Museu do Mar e da Terra da Carrapateira comemora o 10º aniversário

Museu do Mar e da Terra da Carrapateira comemora o 10º aniversário

571
PARTILHE
O Museu do Mar e da Terra apresenta: “10 anos de conhecimento intergeracional, dos usos e costumes locais" (Fotos D.R.)
O Museu do Mar e da Terra apresenta: “10 anos de conhecimento intergeracional, dos usos e costumes locais” (Fotos D.R.)

O Museu do Mar e da Terra da aldeia da Carrapateira, comemora, no próximo feriado dia 1 de Maio o seu 10º aniversário. Para celebrar esta data, o museu apresenta uma série de iniciativas que promovem uma viagem ao encontro da memória dos homens, mulheres, agricultores e marisqueiros que ali nasceram.

O Museu, que faz parte da nova geração dos museus locais de vocação regional, apresenta a problemática da inserção das actividades tradicionais no devir das comunidades locais.

Este Museu foi concebido e realizado pela autarquia, conjuntamente com a população, investigadores, museólogos e profissionais, desejosos de colocar a museologia contemporânea ao serviço da promoção de uma região.

A Costa Vicentina, rica em património natural e cultural, convida-vos a participar neste dia comemorativo.

A aldeia situa-se na costa ocidental do Algarve, na freguesia da Bordeira, concelho de Aljezur (Foto D.R.)
A aldeia situa-se na costa ocidental do Algarve, na freguesia da Bordeira, concelho de Aljezur (Foto D.R.)

O início do evento está agendado para as 15:00 horas, com uma intervenção do Sr. Presidente da Câmara Municipal. Seguidamente será apresentado o projecto de Interpretação do Pontal da Carrapateira, cujas obras serão então já visíveis no território, que visa reforçar com uma nova abordagem, o conceito de Museu Vivo. Reforçando, assim, a percepção de que Pontal da Carrapateira, em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, além de um território rico em Flora, Fauna e um valioso ecossistema marinho, é de facto um espaço único, que há muitos séculos seduz e atrai todos aqueles que o visitam.

Seguir-se-á uma viagem cultural e recreativa ao “Rolhar o Maio” que consiste na degustação dos chamados “bolos de alforge” e “esquecidos” acompanhados por um copinho de aguardente ao som do típico arraial algarvio, num convício aberto a todos.

A aldeia da Carrapateira, situa-se na costa ocidental do Algarve, faz parte da freguesia da Bordeira e do concelho de Aljezur.

Programa:

15:00h – Intervenção do S. Presidente da Câmara Municipal de Aljezur

15:15h – Apresentação do Projecto de Interpretação do Pontal da Carrapateira

15:45h – Início do arraial “Rolhar o Maio” com beberete e música popular

19:00h – Encerramento.

(Maria Simiris / Henrique Dias Freire)

Facebook Comments

Comentários no Facebook