Portimão dá uma nova vida a livros usados

Portimão dá uma nova vida a livros usados

787
PARTILHE
O evento decorre até dia 28 de Abril (Foto D.R.)
O evento decorre até dia 28 de Abril (Foto D.R.)

A Biblioteca Municipal de Portimão associou-se ao Clube de Leitura Manuel Teixeira Gomes para apresentar a sexta edição da Feira do Livro Usado. Este evento, que surge no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Livro, teve início a dia 23 de Abril e termina a 28 do mesmo mês. “Há livros no Mercado”, nome dado a esta iniciativa, decorre no Mercado Municipal da Avenida São João de Deus.

Para quem tinha interesse em dar uma nova vida aos seus livros usados, bastou dirigir-se ao “livrão” disponível em diversos locais: Mercado da Avenida São João de Deus, Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, polo de leitura de Alvor e polo de leitura da Mexilhoeira Grande.

Esta campanha, promovida pelo Clube de Leitura Manuel Teixeira Gomes, conta com o apoio da Câmara Municipal de Portimão e visa enriquecer e actualizar o fundo documental da Biblioteca Municipal.

Através desta iniciativa, a biblioteca dá ênfase às boas práticas de responsabilidade social e ambiental, com o objectivo último de tornar a reutilização de livros numa prática universal em Portimão. Assim, é possível promover a redução do desperdício, incutindo, ao mesmo tempo, nos jovens, pais, encarregados de educação e comunidade o verdadeiro sentido de responsabilidade social.

Todas as obras recolhidas que já faziam parte do actual espólio da Biblioteca Municipal integraram a Feira do Livro Usado que decorre até ao próximo dia 28 de Abril. Os interessados em renovar as suas estantes têm ao dispor edições de livros a preços acessíveis.

Os livros usados estarão à venda nas bancas do Mercado Municipal, no horário de funcionamento do mesmo e terão um custo simbólico (a partir de 0,50€). Todos os fundos angariados serão revertidos em novos documentos para a biblioteca.

De referir que, na edição passada, foram recolhidos cerca de 2775 livros e vendidos 2000 livros na Feira do Livro Usado. No Fundo Documental da Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes foram integrados cerca de 38 novos exemplares de temas variados.

(Maria Simiris / Henrique Dias Freire)

Facebook Comments

Comentários no Facebook