Portimão volta a ser capital internacional de Ginástica Rítmica

Portimão volta a ser capital internacional de Ginástica Rítmica

1025
PARTILHE
Pódio e vencedores da Taça do Mundo de Ginástica Rítmica de 2017 (Foto: D. R.)
As vencedoras da Taça do Mundo de Ginástica Rítmica de 2017 (Foto: D. R.)

A cidade algarvia prepara-se para receber, novamente, uma etapa do circuito mundial de Taças do Mundo de Ginástica Rítmica. O evento conta com a organização da federação de Ginástica de Portugal, da Câmara de Portimão e da Associação Turismo de Portimão e irá realizar-se entre os dias 11 e 13 de Maio, no Portimão Arena.

Para esta edição da Taça do Mundo de Ginástica Rítmica de Portimão – Jogos Santa Casa, os números são ainda provisórios. Ainda assim, a organização antevê a participação de mais de três centenas de pessoas em representação de 34 países, com 56 ginastas individuais, 14 conjuntos, e 140 ginastas em competição. Valores que contrastam com a edição do ano anterior que contou com a presença de 42 ginastas de 12 países diferentes.

Só em meados de Abril serão confirmados os nomes das ginastas que irão competir em Portimão, no entanto, já são conhecidas as maiores delegações no evento: Rússia, Bielorússia, Azerbaijão e Uzbequistão. Esta competição promete, assim, ser marcada pela presença da elite mundial da disciplina.

Depois de uma interrupção de vários anos, a etapa portuguesa da Taça do Mundo de Ginástica Rítmica regressa a Portimão. Cidade que já foi, anteriormente, apelidada de melhor Taça do Mundo do circuito, pela excelente organização, logística e infra-estrutura.

- Pub -

Nesta edição as entradas serão gratuitas. Um investimento que será assegurado pela Câmara Municipal de Portimão e justificado pela proximidade do município a actividades desportivas, uma vez que, em 2019, será a Cidade Europeia do Desporto.

Laura Sales na Taça do Mundo de 2017 (Foto: D. R.)
Laura Sales na Taça do Mundo de 2017 (Foto: D. R.)

Tudo começou com o TIP

O Torneio Internacional de Portimão de Ginástica Rítmica (TIP) tem, habitualmente, antecedido a realização da Taça do Mundo e oferece uma oportunidade às ginastas mais jovens de competirem com a elite da ginástica rítmica mundial. Este ano, a XXVII edição, terá lugar entre os dias 4 e 6 de maio e irá receber 55 atletas, com destaque para a presença de países como a Itália e a Rússia.

Este torneio nasceu em 1987 com a presença de seis países e 20 ginastas na cidade algarvia. Mais tarde e, ao longo de 25 anos, a mais antiga prova internacional de ginástica em Portugal tornou-se uma referência no circuito da modalidade. O sucesso e o prestígio desta competição permitiram que, a partir de 2006, Portimão fosse a casa de uma das Taças do Mundo do circuito internacional da disciplina.

Já entre 2006 e 2011, em simultâneo com o TIP, realizaram-se um total de seis Taças do Mundo de Ginástica Rítmica em Portimão.

Ao longo destes anos, a cidade recebeu as melhores ginastas da modalidade. Destaca-se a campeã olímpica, mundial e europeia Alina Kabaeva e Evguenya Kanaeva, (que será juiz nesta edição do TIP); a campeã do mundo Anna Bessonova; a ginasta favorita do público de Portimão, Alya Yussupova; e a ginasta Melitina Staniouta.

(Maria Simiris / Henrique Dias Freire)

Facebook Comments

Comentários no Facebook