Prémios Excelência: Luís Vicente, o actor que estagiou com Catherine Dasté

Prémios Excelência: Luís Vicente, o actor que estagiou com Catherine Dasté

1212
PARTILHE
Luís Vicente é director artístico da ACTA (Foto D.R.)
Luís Vicente é director artístico da ACTA (Foto D.R.)

O POSTAL revela o percurso de Luís Vicente, Personalidade que vai ser homenageada com o Prémio Excelência – Gala Postal 30 anos, no Casino de Vilamoura , esta sexta-feira, dia 20 de Abril.

Luís Vicente tem 65 anos e estudou Engenharia Mecânica e Psicologia. Mais tarde, com o patrocínio da Fundação Gulbenkian, estudou Expressão Dramática.

Estagiou com Catherine Dasté e colaborou com várias instituições no âmbito da formação em Interpretação, Produção e Gestão Teatral, designadamente com a UNESCO. Luís leccionou no ensino privado e no ensino público e cumpriu funções de produtor-executivo no Festival de Almada. Foi ainda director de casting, director de projecto e coordenador de produção em inúmeros trabalhos publicitários, filmes institucionais e longas-metragens nacionais e internacionais.

No teatro participou em mais de 60 produções de grandes autores da dramaturgia mundial, quer como intérprete, quer ainda como encenador e produtor. Em distintas funções trabalhou em teatro, cinema e televisão em Espanha, França, Polónia, Angola, Bélgica, Alemanha e Luxemburgo. Participou em inúmeros trabalhos radiofónicos e televisivos: teatro, novelas e séries.

Luís Vicente foi em várias ocasiões e sob diferentes pretextos, distinguido e premiado em Portugal e no estrangeiro. A crítica refere-o como um dos mais prestigiados actores portugueses contemporâneos.

Actualmente, é director artístico da ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve.

CRONOLOGIA

1953 – Nascimento

1980 – Interpreta a personagem Átila na série “Duarte e Companhia”

1990 – Criação da Produtora Exclusiva

1992 – Retorna à Companhia de Almada

1997 – Integra o núcleo fundador da ACTA

1999 – Começa a exercer funções de director artístico na ACTA

2009 – Protagonizou a peça de teatro para televisão “A Farsa do Dr. Finório”

2017 – Integra o elenco do “Ministério do Tempo”

Facebook Comments

Comentários no Facebook