Prémios Excelência: Paulo Dentinho, o jornalista que entrevistou em exclusivo Muammar Khadafi

Prémios Excelência: Paulo Dentinho, o jornalista que entrevistou em exclusivo Muammar Khadafi

783
PARTILHE

 

paulo dentinho
Paulo Dentinho estreou-se em 1981 na RTP, onde se mantém até aos dias de hoje (Foto: DR)

O POSTAL revela o percurso de Paulo Dentinho, Personalidade que vai ser homenageada com o Prémio Excelência – Gala Postal 30 anos, no Casino de Vilamoura, esta sexta-feira, dia 20 de Abril.

Paulo Jorge de Lima Dentinho tem 58 anos e é natural de Moçambique, mudando-se com tenra idade para o Algarve. Actualmente, reside e trabalha em Lisboa como director de Informação da RTP. Estreou-se em 1981 na RTP, onde se mantém até aos dias de hoje.

Conta com um percurso jornalístico rico e diverso, passando por várias funções ao longo da sua carreira: subchefe de redacção, editor, coordenador e correspondente internacional. Em 1983 elaborou a sua primeira reportagem para o canal e, alguns anos depois, iniciou o cargo de correspondente internacional em Moçambique.

Na sua bagagem profissional carrega dois furos jornalísticos mundiais com entrevistas a Muammar Khadafi e Bashar Al-Assad.

Tem quatro filhos entre os 8 e os 25 anos e fala do Algarve com carinho, expressando a recordação do seu pai, o entardecer de Setembro, o Barrocal, o areal de Tavira, a gastronomia e as gentes de Faro e Olhão. Nos seus tempos livres gosta de ler, passear, ouvir música e estar com os seus amigos e família. Refere que a sua fórmula para o sucesso é ser um céptico militante e que tenta não se levar demasiado a sério. Enaltece o desejo de um dia poder “atingir a mais plena serenidade”, sendo que o seu objectivo de vida é tornar-se uma melhor pessoa.

CRONOLOGIA

30/09/1959 – Nascimento

1979 – Conclui o Liceu, em Faro

1981 – Começa a trabalhar na RTP

1983 – Faz a sua primeira reportagem para a RTP

1997 – Inicia o seu percurso como correspondente internacional em Moçambique

2004 – Conhece a sua esposa

2011 – Obtém o seu primeiro “scoop” mundial com a entrevista a Muammar Khadafi

2016 Obtém o seu segundo “scoop” mundial com a entrevista a Bashar Al-Assad

Facebook Comments

Comentários no Facebook