Sal de Castro Marim é tema de tertúlia na Colina do Revelim...

Sal de Castro Marim é tema de tertúlia na Colina do Revelim de Santo António

723
PARTILHE
sal1
Oradores convidados estão directamente ligados ao sector (Fotos: DR)

A Colina do Revelim de Santo António, em Castro Marim, é o local escolhido para a realização de uma tertúlia subordinada do tema “Sal de Castro Marim, o Melhor do Mundo”, que terá lugar no próximo dia 7 de Maio, pelas 18 horas,

A tertúlia, que junta nesta mesa empresários, um museólogo, um técnico do património e o poder autárquico, propõe-se debater o sal nas suas diferentes variáveis; a importância do sal no tecido económico e social de Castro Marim, o seu enquadramento histórico e o papel da Câmara Municipal na afirmação e promoção do Melhor Sal do Mundo.

Esta iniciativa tem como convidados a Câmara de Castro Marim, os empresários Fernando Reis, da Pedaços de Mar, Jorge Raiado, da Sal Marim, Luís Horta Correia, da Água Mãe, Luís Rodrigues, da Cooperativa Terras de Sal, e Pedro Pires, técnico do património da NovBaesuris.

sal3
O sal é um dos produtos mais importantes na economia local de Castro Marim

O director dos museus do sal de Guérande participa igualmente nesta tertúlia via Skype, apresentando a indústria do sal de Guérande como um caso de sucesso da economia daquela cidade francesa.

Célia Brito, presidente do Conselho de Administração da NovBaesuris, entende que “a realização desta tertúlia se reveste de grande utilidade para a comunidade salineira local, na medida em que os oradores convidados estão directamente ligados ao processo de extracção, comercialização e promoção do sal”.

A presidente do Conselho de Administração da NovBaesuris acredita que “acções desta natureza podem contribuir para a recuperação e revitalização de salinas em Castro Marim, das quais estima-se que 60% se encontrem desactivadas”.

sal2
Salinas estão localizadas na Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António

Referindo-se ainda à importância do sal no tecido económico e social de Castro Marim, Célia Brito alerta para “a vantagem de cultivar a marca sal de Castro Marim em termos de marketing, tanto no mercado nacional como internacional”.

A tertúlia é uma iniciativa organizada pela NovBaesuris – Empresa Municipal, em parceria com o Jornal do Baixo Guadiana.

É de salientar que as tertúlias do Jornal do Baixo Guadiana existem desde 2008, sendo que até ao momento aconteciam com mais regularidade nos concelhos de Alcoutim e Vila Real de Santo António. Como resultado desta parceria com a NovBaesuris é possível que as tertúlias aconteçam de novo no concelho de Castro Marim, uma iniciativa que queremos valoriza e reforça a democracia participativa no território algarvio

Facebook Comments

Comentários no Facebook