Sal de Castro Marim é tema de tertúlia na Colina do Revelim...

Sal de Castro Marim é tema de tertúlia na Colina do Revelim de Santo António

620
PARTILHE
sal1
Oradores convidados estão directamente ligados ao sector (Fotos: DR)

A Colina do Revelim de Santo António, em Castro Marim, é o local escolhido para a realização de uma tertúlia subordinada do tema “Sal de Castro Marim, o Melhor do Mundo”, que terá lugar no próximo dia 7 de Maio, pelas 18 horas,

A tertúlia, que junta nesta mesa empresários, um museólogo, um técnico do património e o poder autárquico, propõe-se debater o sal nas suas diferentes variáveis; a importância do sal no tecido económico e social de Castro Marim, o seu enquadramento histórico e o papel da Câmara Municipal na afirmação e promoção do Melhor Sal do Mundo.

Esta iniciativa tem como convidados a Câmara de Castro Marim, os empresários Fernando Reis, da Pedaços de Mar, Jorge Raiado, da Sal Marim, Luís Horta Correia, da Água Mãe, Luís Rodrigues, da Cooperativa Terras de Sal, e Pedro Pires, técnico do património da NovBaesuris.

sal3
O sal é um dos produtos mais importantes na economia local de Castro Marim

O director dos museus do sal de Guérande participa igualmente nesta tertúlia via Skype, apresentando a indústria do sal de Guérande como um caso de sucesso da economia daquela cidade francesa.

- Pub -

Célia Brito, presidente do Conselho de Administração da NovBaesuris, entende que “a realização desta tertúlia se reveste de grande utilidade para a comunidade salineira local, na medida em que os oradores convidados estão directamente ligados ao processo de extracção, comercialização e promoção do sal”.

A presidente do Conselho de Administração da NovBaesuris acredita que “acções desta natureza podem contribuir para a recuperação e revitalização de salinas em Castro Marim, das quais estima-se que 60% se encontrem desactivadas”.

sal2
Salinas estão localizadas na Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António

Referindo-se ainda à importância do sal no tecido económico e social de Castro Marim, Célia Brito alerta para “a vantagem de cultivar a marca sal de Castro Marim em termos de marketing, tanto no mercado nacional como internacional”.

A tertúlia é uma iniciativa organizada pela NovBaesuris – Empresa Municipal, em parceria com o Jornal do Baixo Guadiana.

É de salientar que as tertúlias do Jornal do Baixo Guadiana existem desde 2008, sendo que até ao momento aconteciam com mais regularidade nos concelhos de Alcoutim e Vila Real de Santo António. Como resultado desta parceria com a NovBaesuris é possível que as tertúlias aconteçam de novo no concelho de Castro Marim, uma iniciativa que queremos valoriza e reforça a democracia participativa no território algarvio

Facebook Comments

Comentários no Facebook