São Brás aprova moção contra a prospecção e exploração de hidrocarbonetos no...

São Brás aprova moção contra a prospecção e exploração de hidrocarbonetos no Algarve

459
PARTILHE
hidrocarbonetos sba_abril_2018
Protesto contra prospecção e exploração de Hidrocarbonetos (Foto: DR)

A Câmara de São Brás de Alportel aprovou, unanimemente, uma moção contra a prospecção e exploração de hidrocarbonetos no Algarve.

A moção, que exigia o “cancelamento imediato da autorização dada à realização do furo ao largo de Aljezur”, foi aprovada em reunião de Câmara a 20 de Março.

A manifestação foi unânime em sede da Consulta Pública para Apreciação, no seguimento do Projecto “Sondagem de Pesquisa Santola 1X”, que visa avaliar o impacte ambiental causado pelos compostos químicos, que, segundo a moção, poderão afectar “toda a dinâmica regional do Algarve”.

“Prosseguir para a exploração de hidrocarbonetos, petróleo e gás, é prosseguir para a possibilidade de um eventual acidente ambiental, com perdas materiais e imateriais irreversíveis para o setor público e privado, constituindo-se como uma gravíssima ameaça para um território cujos valores naturais são a principal razão da sua potencialidade turística e o suporte da sua economia”, referiram os eleitos municipais.

Os eleitos municipais perspectivam também a valorização e utilização de energias limpas e renováveis por parte do município, seguindo as linhas orientadoras a nível nacional e da Europa que prevêem uma “transição energética para uma economia sem emissões de CO2”.

A consulta pública está disponível no portal oficial “Participa”, onde os processos de consulta pública, a cargo do Ministério do Ambiente, poderão ser consultados por todos os munícipes.

Facebook Comments

Comentários no Facebook