Seminário em Alte debate Agricultura Sustentável

Seminário em Alte debate Agricultura Sustentável

522
PARTILHE
citrinos
Participantes terão oportunidade de visitar algumas explorações agrícolas (Foto: DR)

O Seminário “Agricultura Sustentável” vai ter lugar na próxima sexta-feira, 4 de Maio, na Escola Profissional de Alte, no concelho de Loulé.

Dirigida a agricultores, técnicos ou trabalhadores agrícolas, profissionais do sector ou interessados na temática, esta iniciativa tem como objectivo principal debater o contributo que as fruteiras tradicionais e outras espécies autóctones podem dar enquanto alternativa eficaz e viável do ponto de vista económico e ambiental.

No contexto actual de alterações climáticas, factores de produção cada vez mais dispendiosos e preço da produção com valores controlados no mercado, o sector agrícola vive momentos importantes e determinantes na continuidade da actividade. Desta forma, conhecer diversos cenários e alternativas produtivas pode ajudar os agricultores e os profissionais a tomar as melhores opções. É pois esse o intuito desta acção.

O programa conta com um conjunto de especialistas que vão partilhar informações de interesse no âmbito das Alterações Climáticas (João Tiago Carapau – We Consultants), Boas Práticas na Gestão do Solo, Água e Energia (Alberto Espírito Santo – Núcleo do Algarve da Comissão de Combate à Desertificação e Paula Mendes – Câmara Municipal de Loulé) e do Potencial dos Produtos Agroalimentares Locais (Alexandra Pestana – EPALTE, Conceição Cabral – Quinta do Freixo e Hélder Madeira – Indústria e Comércio de Azeitonas Lda.), assim como empresários que irão demonstrar a sua visão e opção pelos produtos tradicionais.

Com o objectivo de dar a conhecer exemplos de boas práticas, no período da tarde, o programa inclui ainda a realização de visitas de campo a algumas explorações agrícolas, nomeadamente ao pomar de alfarrobeiras com pastagem permanente (Quinta do Freixo, Benafim), ao pomar de citrinos para demonstração de energias renováveis (Esteval dos Mouros) e ao pomar de citrinos para demonstração de gestão da água.

Para mais informações e inscrições os interessados devem contactar a organização através de infoagri@in-loco.pt ou pelo telefone 289 840 860.

O seminário resulta de uma realização conjunta da Câmara de Loulé, Associação In Loco e Escola Profissional Cândido Guerreiro.

Facebook Comments

Comentários no Facebook