Biblioteca de Tavira apresenta a formação ‘O Livro – cabeça, tronco e...

Biblioteca de Tavira apresenta a formação ‘O Livro – cabeça, tronco e membros’

440
PARTILHE
O curso decorre, entre 4 e 7 de Agosto, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campo em Tavira
A formação decorre na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, em Tavira (Foto D.R.)

A Biblioteca Municipal Álvaro de Campos de Tavira, acolhe a formação “O Livro – cabeça, tronco e membros”, no próximo dia 12 de Maio, entre as 10h30 e as 18h30, numa organização da Associação Semente de Alfarroba, a qual conta com o apoio da Câmara Municipal de Tavira.

As formadoras, Antonella Gilardi, Leonor Pêgo e Vera Baptista, abordam o livro, relacionando-o com os processos criativos, as expressões artísticas e o aspecto lúdico. O livro é o ponto de partida para três sessões de descoberta, onde de uma forma interdisciplinar, abre-se o leque de possibilidades no desenvolvimento de projectos com crianças e jovens.

As formadoras são: Antonella Gilardi, Leonor Pêgo e Vera Baptista (Foto D.R.)
As formadoras são: Antonella Gilardi, Leonor Pêgo e Vera Baptista (Foto D.R.)

Programa:

10h30 – 12h30: Uma ideia na cabeça com Leonor Pêgo

“Processos criativos e estratégias no projecto de construção de um livro de autor colectivo.

Uma ideia pode ser um livro? Um livro só pode ter uma ideia? Quantas ideias cabem num livro? Há ideias boas e ideias más? As ideias são ditas por palavras? As palavras são ditas por ideias? Que palavras usar? Como as organizar? E a ideia de as ilustrar? Numa breve sessão que pretende partilhar estratégias para levar as ideias à fabricação de livros por pequenos autores de grandes obras com cabeça, tronco e membros. A experimentação artística, numa perspectiva de trabalho de projecto, onde o colectivo reúne-se entre páginas divertidas, curiosas, jogadoras, desafiantes, em que a palavra é ponto assente sem ponto final.”

14h00- 16h00: Borboletas na barriga com Antonella Gilardi

“Processos criativos e sinergias artísticas, a partir dos livros e lá voltando.

Num corpo tudo está interligado e cada parte é vital. A música, a narração, o movimento e a arte são parte de um mesmo sentir. Nesta oficina é realizada uma breve experiência multidisciplinar, ou interdisciplinar, com o objectivo de fornecer ferramentas para desenvolver simples percursos criativos com as crianças. Partindo dos livros, através de processos individuais e de grupo, voltamos para eles, mas de uma forma totalmente pessoal e criativa.”

16h30 – 18h30: Conto em movimento com Vera Baptista

“O movimento de parar… e escutar o livro em movimento.

A narrativa, verbal ou visual, que até aqui vivia no livro, movimenta-se e passa a fronteira. Viaja para dentro de nós procurando, dentro da nossa cabeça, espaços por habitar. Respira e ganha nova energia, fluindo pelo nosso tronco, pelos nossos membros, contando histórias aos nossos músculos, permitindo-lhes que a recontem de novo. Passamos do corpo do livro para o nosso corpo. Neste nosso encontro vamo-nos movimentar. Vamos dançar. Vamos explorar e reinterpretar histórias através do movimento, explorando os conteúdos do livro e sua narrativa através da nossa fisicalidade.”

20h30: Jantar | Convívio | Histórias à fogueira com Antonella Gilardi, Leonor Pêgo e Vera Baptista Malhão – Tavira

Esta formação destina-se, essencialmente, a professores, educadores e bibliotecários, embora possam inscrever-se todos os que manifestem interesse na matéria.

Mais informações e inscrições:

E-mail: sementedealfarroba@gmail.com

Telemóvel: 966 545 635

Facebook: https://www.facebook.com/events/135698937279492/?active_tab=about

Formação: gratuita

Jantar: 5 euros

Acerca das formadoras:

Antonella Gilardi: Formadora, professora e técnica/animadora na área lúdica, do teatro, da expressão dramática e da educação não formal. Co-fundadora da Associação Contrabandistas de Estórias e membro da Associação Partilha Narrativa. É contadora de histórias e dinamiza oficinas e projetos à volta dos livros para crianças, da mediação da leitura e da criação de oficinas lúdico/artísticas.

Leonor Pêgo: Formada em Escultura, pela FBAUL – Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Vive e trabalha, na Parede, sempre inspirada pela proximidade do mar e pela natureza. Mãe de duas filhas e amante de livros. Trabalha, há vários anos, em contextos escolares, desenvolvendo projetos em torno do livro como objeto artístico e na implementação de ludo bibliotecas. Desenvolve, paralelamente, oficinas artísticas em serviços pedagógicos, nomeadamente, na Fundação Calouste Gulbenkian e no Teatro Municipal Maria Matos.

Vera Baptista: Encantada, desde muito pequena, pelo poder dos livros e das histórias escolheu partilhar este gosto com o público. Formada em Psicologia, descobriu o reflexo da essência humana na escuta das histórias tradicionais e na leitura de livros para a infância. Teve formação em técnicas de narração oral e de leitura em voz alta, tendo o Curso de Dança na Comunidade despertado o interesse em transportar o corpo para as histórias que conta. É contadora e dinamiza bibliotecas escolares de algumas escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, nos concelhos de Lisboa e Cascais.

Facebook Comments

Comentários no Facebook