Dia da Europa celebrado em Portimão

Dia da Europa celebrado em Portimão

476
PARTILHE
Portimão foi o palco regional das iniciativas integradas no Dia da Europa 2018 (Foto D.R.)
Portimão foi o palco regional das iniciativas integradas no Dia da Europa 2018 (Foto: Carlos Cruz)

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve), o Centro de Informação Europe Direct do Algarve, o Programa Operacional CRESC ALGARVE 2020 e o Município de Portimão comemoraram na passada quarta-feira, 9 de Maio, em Portimão, o Dia da Europa

A cidade de Portimão foi o palco regional do conjunto de iniciativas integradas no programa das Comemorações do Dia da Europa 2018. Este evento envolveu centenas de cidadãos de todas as idades e nacionalidades e vários alunos das escolas do segundo e terceiro ciclos do concelho.

O programa, que iniciou no porto de cruzeiros de Portimão, contou com a cerimónia institucional do hastear da bandeira da União Europeia na réplica da fragata francesa Hermione La Fayette. Ainda neste momento, decorreram as intervenções institucionais do presidente da Union des Français de l´Entranger (UFE), e dos presidentes da CCDR Algarve, Francisco Serra, e da Câmara Municipal de Portimão, Isilda Gomes.

“A Liberdade, a Democracia e a Solidariedade não são conquistas definitivas. É necessário trabalhar todos os dias para garantir a sua defesa e o #DiadaEuropa é um bom momento para sublinhar a importância destes valores” afirmou a presidente.

Francisco Serra aproveitou o momento para referir que “as actividades e festejos deste ano decorrem sob a égide do Ano Europeu do Património Cultural, visando a promoção dos valores da cidadania e a celebração do projecto político que une os destinos de 500 milhões de cidadãos”.

Este presidente destacou ainda o papel do Centro de Informação Europeia Europe Direct Algarve, que “organizou diversas iniciativas, passatempos e animação dirigidos essencialmente à comunidade escolar na Village La Fayete e na Biblioteca Municipal, para além de múltiplas actividades paralelas associadas, envolvendo associações e instituições ao longo de todo este mês de Maio”.

Ainda pela manhã do dia 9, a comitiva visitou a obra de requalificação do Jardim 1º de Dezembro, conhecendo um pacote de projectos municipais em curso. Projectos esses que o Município tenciona candidatar ao Programa Operacional CRESC Algarve 2020.

Já da parte da tarde, realizou-se uma sessão aberta ao público sobre a Estratégia Regional para o pós-2020, no Café Concerto do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, que contou com a presença de actores económicos e sociais do Barlavento Algarvio.

Durante todo o dia, o Museu Municipal de Portimão teve entradas livres, no âmbito da campanha “A EUROPA NA MINHA REGIÃO – EUROPE IN MY REGION”. Campanha que tem como objectivo dar a conhecer aos cidadãos os projectos desenvolvidos com o apoio dos fundos da União Europeia na sua área de residência.

(Maria Simiris / Henrique Dias Freire)

Facebook Comments

Comentários no Facebook