Faro assinala Dia Internacional dos Museus e noite europeia dos museus

Faro assinala Dia Internacional dos Museus e noite europeia dos museus

578
PARTILHE

 

Museu Municipal de Faro acolhe a exposição ‘A Reserva da Família e as obras do Museu Municipal de Faro: Manuel Filipe (1908-2002)’ (Foto: DR)

O Município de Faro vai celebrar o Dia Internacional dos Museus, que se assinala dia 18 de Maio, com um programa especial que tem início logo pela manhã.

Neste dia, pelas 10 horas, irá decorrer o espectáculo “As Musas habitam o Museu”, um recital de música e poesia a cargo de Afonso Dias e Tânia Silva. Uma oportunidade de ouvir belas melodias e encenações de figuras mitológicas que ainda hoje inspiram estes locais e que guardam os tesouros da nossa cultura. Esta primeira sessão destina-se a turmas do 1.º ciclo das escolas do concelho, repetindo-se às 15 horas para famílias.

No dia 19 de Maio, pelas 18 horas, será inaugurada a exposição “A Reserva da Família e as obras do Museu Municipal de Faro: Manuel Filipe (1908-2002)”. A mostra reúne pinturas deste artista natural de Condeixa-a-Nova pertencentes ao acervo do Museu Municipal de Faro e também à colecção da família, num registo artístico muito ligado ao neorrealismo. À noite, a partir das 21.30 horas, far-se-á silêncio para se cantar o fado. Apenas se ouvirá a voz de António Pinto Basto, consagrado músico eborense que na década de 80 e 90 recebeu múltiplos prémios e interpretou temas de enorme sucesso como Rosa Branca. Esta será a primeira vez que o fadista atua no Museu Municipal de Faro, sendo por isso um momento histórico e um dos pontos altos destas comemorações.

A participação nas actividades é gratuita mas sujeita a um número limitado de inscrições, que devem ser efetuadas através do número de telefone do Museu Municipal de Faro – 289 870 827/9 – ou do email museu.municipal@cm-faro.pt.

Facebook Comments

Comentários no Facebook