‘Festa da Espiga’ regressa a Albufeira

‘Festa da Espiga’ regressa a Albufeira

949
PARTILHE
Passeio campestre
O dia inicia com uma caminhada matinal (Foto D.R.)

O Centro Educativo do Cerro do Ouro não esquece a tradição da próxima quinta-feira, 10 de Maio, dia da Espiga, em que se fazem ramos campestres com vista a proteger o lar e as famílias ao longo do ano.

Para esse dia, a cidade promove um passeio matinal pelo campo com o objectivo de se colherem espigas de cereais, flores campestres e raminhos de oliveira para formar o ramo, a “espiga”, que ficará a enfeitar o lado de dentro das portas das casas.

A caminhada inicia às 10 horas e seguem-se a realização de vários ateliers: “Dança Criativa” pelo clube avô, música e “Danças do Mundo”. Aconselha-se a todos os participantes a levarem calçado confortável e almoço para partilhar.

No próximo dia 10, comemora-se a Quinta-feira de Ascensão ou Dia da Espiga (Foto D.r.)
No próximo dia 10, comemora-se a Quinta-feira de Ascensão ou Dia da Espiga (Foto D.r.)

O município de Albufeira disponibiliza transporte gratuito com destino ao Centro Educativo do Cerro do Ouro, em Paderne, local escolhido para as actividades. Desta maneira, na Freguesia da Guia, o autocarro passa às 09.15 horas no Parque do Guia FC, e em Albufeira, no parque de estacionamento da Câmara. Às 09.30 horas o autocarro estará em Ferreiras, no parque da Junta de Freguesia, e em Olhos d’Água, em frente ao edifício da Junta de Freguesia. Já às 09.40h é a hora para quem necessita de transporte em Paderne, com ponto de paragem no Parque do Centro de Saúde. O regresso está marcado para as 16.00 horas.

Para José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, esta iniciativa permite “reactivar as tradições de forma saudável, através de um convívio onde os mais idosos, com os seus saberes, fazem reavivar uma marca da nossa cultura”. Salienta ainda que é também este tipo de realizações que fazem de “Albufeira um município educador e inclusivo”.

(Maria Simiris / Henrique Dias Freire)

Facebook Comments

Comentários no Facebook