Loulé: Museu Municipal comemora o 23º aniversário

Loulé: Museu Municipal comemora o 23º aniversário

347
PARTILHE
O Museu Municipal de Loulé conta com três polos (Foto D.R.)
O Museu Municipal de Loulé conta com cinco polos (Foto D.R.)

O Museu Municipal de Loulé, no âmbito das comemorações do seu 23º aniversário, apresenta no próximo sábado, dia 26 de Maio, uma revista e uma conferência que visam assinalar a data.

No evento, que tem início pelas 16.00 horas, será lançado o número seis da Revista Raízes, uma publicação do Museu que pretende dar a conhecer o espólio do seu espaço ligado à Arqueologia do Concelho, bem como as actividades que se realizam nos seus inúmeros polos: Polo Museológico Cândido Guerreiro e Condes de Alte, Polo Museológico da Água em Querença, Polo Museológico de Salir, Frutos Secos e Cozinha Tradicional.

Posto isto segue-se a conferência “Loulé e as Antigas Sociedades Camponesas: de 5500 a 2000 Antes da Nossa Era”, por Vítor Gonçalves e Ana Catarina Sousa. Esta conferência apresentada por dois professores da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, decorre no âmbito da exposição “Loulé: Territórios. Memórias. Identidades”, aberta ao público em Lisboa, no Museu Nacional de Arqueologia, no Mosteiro dos Jerónimos.

Ambas as iniciativas são de entrada livre.

- Pub -

O Museu Municipal de Loulé inaugurou a 25 de Maio de 1995

O Museu Municipal é um equipamento cultural, permanente, ao serviço da comunidade e do seu desenvolvimento. Promove a investigação sobre vestígios do passado do homem e do seu meio ambiente, adquirindo, conservando e expondo-os com propósitos educativos, científicos e lúdicos, estimulando a salvaguarda, a valorização e a divulgação do património histórico, cultural e natural.

O Museu Municipal de Loulé é a sede de uma estrutura polinucleada de espaços museológicos que se proliferam um pouco por todo o concelho. Sediado no piso térreo da antiga alcaidaria do Castelo de Loulé, este museu, reúne os achados arqueológicos mais relevantes, compostos, essencialmente, por conjuntos de peças de várias proveniências, recolhidos em áreas urbanas ou costeiras, em resultado de projectos de investigação, de prospecções e de achados ocasionais.

Outros espólios em estudo, guardados em depósito, são provêm da antiga Sociedade Filarmónica Marçal Pacheco, de Pedro de Freitas, do fotógrafo Guerreiro, entre outros.

Actualmente, o Museu exibe nas três salas uma exposição de longa duração dedicada à colecção de arqueologia, com vários conjuntos de peças provenientes de campanhas que decorreram em diversos locais do concelho de Loulé.

O Museu Municipal de Loulé inaugurou oficialmente no dia 25 de Maio de 1995, com projecto de arquitectura e museografia da autoria de Mário Varela Gomes, exibindo uma colecção de materiais resultantes de doações, recolhas de superfície e escavações arqueológicas.

 

Facebook Comments

Comentários no Facebook