Mercado de Odeleite dinamiza saberes tradicionais

Mercado de Odeleite dinamiza saberes tradicionais

605
PARTILHE
O mercadinho de Odeleite, dinamiza saberes tradicionais (Foto D.R.)
O mercadinho aparece todos os primeiros domingos de cada mês na Casa de Odeleite (Foto D.R.)

A empresa municipal NovBaesuris organiza no primeiro domingo de cada mês o “Mercadinho na Casa de Odeleite” com o objectivo de promover e dinamizar o que de melhor a aldeia produz.

Os visitantes vão poder encontrar diversas peças de artesanato como a cestaria em cana, típica de Odeleite, e alcofas em palma. A gastronomia também é privilegiada neste evento com o mel de rosmaninho, queijo de cabra da raça algarvia e os enchidos serranos.

Este evento reúne mensalmente na aldeia presépio mais de uma dezena de participantes entre produtores e artesãos da região algarvia, procurando promover e comercializar os saberes tradicionais da terra.

O mercadinho de Odeleite, teve início em Abril de 2016 e conta com o apoio da Câmara Municipal de Castro Marim. Esta iniciativa tornou-se um ponto de encontro obrigatório para os turistas nacionais e estrangeiros que rumam a esta aldeia do nordeste algarvio com o intuito de saborear boa comida e de adquirir o melhor do artesanato que ainda se produz na região.

Segundo a presidente do conselho de administração da NovBaesuris, Célia Brito, este mercadinho “é um evento que a empresa municipal continua a acarinhar com particular entusiasmo”.

O crescente número de visitantes e o volume de negócios alcançados são a garantia do êxito desta iniciativa que tem vindo a contribuir para a afirmação da gastronomia local e divulgação do património natural e cultural da aldeia de Odeleite.

(Maria Simiris / Henrique Dias Freire)

Facebook Comments

Comentários no Facebook