Ministro da Economia inaugura Espaço Empresa de Lagos

Ministro da Economia inaugura Espaço Empresa de Lagos

348
PARTILHE
espaço empresa site
O balcão Espaço Empresa funciona disponibiliza um conjunto alargado de serviços (Foto: DR)

O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, estará no Município de Lagos na próxima terça-feira, pelas 11 horas, para inaugurar o balcão Espaço Empresa e na apresentação do programa Algarve Revit +.

O Espaço Empresa é uma iniciativa promovida pelo IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, I.P., a AMA – Agência para a Modernização Administrativa, I.P. e a AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, E.P.E., na qual o Município de Lagos é pioneiro, ao integrar a rede de 21 balcões Espaço Empresa de todo o país. Esta estrutura de suporte e de apoio à economia da região do barlavento do Algarve funciona na Câmara Municipal, agregando num mesmo local várias áreas de competências das Administrações Central e Local ligadas ao desenvolvimento da actividade empresarial no concelho, e na região, procurando minimizar esforços, constrangimentos e dificuldades de empreendedores, empresários e investidores, no acesso à informação e na relação com a Administração Pública no seu todo.

Em Lagos, o balcão Espaço Empresa funciona nos dias úteis, entre as 9 e as 17 horas, e disponibiliza um conjunto alargado de serviços. Alguns deles já são prestados pela autarquia, como por exemplo nas áreas do licenciamento industrial, do regime jurídico das actividades de comércio, serviços e restauração e do alojamento local. Outros são novidade, como o suporte à inovação empresarial, o acesso a informação e a ferramentas digitais para a internacionalização, a inscrição em acções de capacitação empresarial, informações sobre o Portugal 2020, a constituição de sociedades, a certificação PME, o apoio à implementação da ideia de negócio, entre outros.

Algarve REVIT+ visa revitalizar as áreas empresariais da região

O Algarve REVIT+ é promovido pela Associação Empresarial da Região do Algarve (NERA), Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) e Comissão de Coordenação e Desenvolvimento do Algarve (CCDR Algarve) e co-financiado pelo Crescalgarve2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). Este projecto visa revitalizar as áreas empresariais da região, através do reforço da capacitação e da promoção das PME’s instaladas nessas áreas, em modelos de gestão e de marketing inovadores, enquadrados numa lógica colectiva, por meio da criação da Rede de Áreas Empresariais do Algarve. Saliente-se que apenas cinco Áreas de Acolhimento Empresarial (AAE’s) beneficiarão deste programa na região, sendo que o Município de Lagos viu a sua candidatura ao Algarve Revit + ser aprovada com três AAE’s, designadamente Municipal do Chinicato, Pinheiral e Marateca, as quais correspondem a mais de 60 empresas instaladas.

Estas duas iniciativas no concelho de Lagos enquadram-se “no reconhecimento Municipal dos novos horizontes da Administração Pública, reflectindo as políticas de proximidade que o Município de Lagos vem prosseguido junto de empresários e empreendedores e o relevo fundamental destes agentes no crescimento, desenvolvimento e atractividade do território”.

Facebook Comments

Comentários no Facebook