NovBaesuris prepara nova safra na Salina Félix em Castro Marim

NovBaesuris prepara nova safra na Salina Félix em Castro Marim

408
PARTILHE

 

 

salina felix
O Sal de Castro Marim é considerado por muitos como o melhor do mundo (Foto: DR)

A NovBaesuris – Empresa Municipal está a preparar a nova safra na salina Félix, localizada em plena Reserva Natural do Sapal de Castro Marim/Vila Real de Santo António, no âmbito do quadro do Contrato-Programa estabelecido com o Município de Castro Marim.

Neste momento procedem-se a trabalhos de limpeza de lodo e lamas, bem como a preparação da água com vista a uma maior concentração de sais minerais na marinha. A partir do próximo mês de Junho e até meados do mês de Setembro decorre nesse local a extracção do sal conhecida na comunidade salineira como safra.

- Pub -

A exploração da salina Félix por parte da NovBaesuris é o resultado de um protocolo celebrado entre o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) proprietário da salina e o Município de Castro Marim, que desde 2008 detém a recuperação e revitalização da marinha.

Além da exploração e comercialização do Sal de Castro Marim, considerado por muitos como o melhor do mundo, a NovBaesuris tem como desígnio estratégico “a valorização do sal enquanto produto turístico de qualidade nas suas diferentes variantes económica, social, cultural, ambiental e inclusivamente imaterial como elemento potenciador do desenvolvimento de Castro Marim”.

O percurso turístico pelas salinas é um dos produtos que a NovBaesuris tem vindo a incrementar, embora já existisse anteriormente. “A partir de 2017 ganhou uma nova dinâmica, que visa a promoção dos patrimónios de Castro Marim e simultaneamente pretende introduzir uma componente pedagógica destinada a interagir com a comunidade escolar para que as novas gerações ganhem uma maior e melhor consciência ambiental”, explica aquela empresa municipal em comunicado de imprensa.

Facebook Comments

Comentários no Facebook