‘Percursos escolares e profissionais das elites de Loulé’ é tema de conferência

‘Percursos escolares e profissionais das elites de Loulé’ é tema de conferência

388
PARTILHE
arquivo municipal de loule6
A conferência será apresentada pelo investigador Fernando Luís Gameiro (Foto: DR)

O Arquivo Municipal de Loulé, acolhe no próximo dia 19 de Maio, pelas 15 horas, mais uma conferência integrada no Ciclo “O Documento que se segue”. Desta feita, o tema ”A instrução e a educação no Algarve: Percursos escolares e profissionais das elites de Loulé (século XIX e XX)” será apresentado por Fernando Gameiro

A conferência parte da apresentação das fontes disponíveis no Arquivo de Loulé para o estudo da rede de ensino primário perspectivando a sua exploração. Esta abordagem será inserida no quadro mais vasto da reconstituição dos percursos escolares e profissionais de um grupo alargado de estudantes algarvios, louletanos incluídos, que prosseguiram estudos secundários e superiores durante a segunda metade do século XIX e nas primeiras décadas do século XX. Para os estudantes que mais se destacaram nos seus percursos escolares profissionais e políticos serão reconstituídas as ligações interpessoais que estabeleceram nos espaços pedagógicos.

Fernando Luís Gameiro é investigador do Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora. Doutorado em História Contemporânea, é autor de mais de noventa publicações científicas com destaque para os livros “Entre a Escola e a Lavoura”;” Com Engenho e Arte” e “Elites e Educação – O Liceu de Évora”. Coordena a Rede de Bibliotecas de Évora e a Rede de Arquivos Escolares de Évora.

Facebook Comments

Comentários no Facebook