Ruínas de Milreu acolhem palestra sobre ‘A representação dos moinhos na literatura...

Ruínas de Milreu acolhem palestra sobre ‘A representação dos moinhos na literatura da Antiguidade’

565
PARTILHE
ruinas de milreu
Palestra será proferida por Ana Isabel Soares (Foto: DR)

As Ruínas Romanas de Milreu (Estoi), em Faro, recebem na próxima quarta-feira, pelas 18 horas, a quinta palestra do ciclo “Amatores in Situ”, intitulada “A representação dos moinhos na literatura da Antiguidade”, proferida por Ana Isabel Soares.

Conforme explica a Direcção Regional de Cultura do Algarve, “os moinhos eram usados na Grécia Antiga e em Roma, com as funções que ainda hoje lhes conhecemos. Esta perenidade também nos chegou através da literatura e serão alguns desses exemplos que serão analisados”.

Ana Isabel Soares é doutorada em Teoria da Literatura pela Universidade de Lisboa e professora Auxiliar na Universidade do Algarve, onde tem tido a cargo aulas nas áreas de Literatura Inglesa, Teoria da Literatura, Literatura e Cinema, História do Cinema, Teoria da Imagem, e Estudos Culturais e onde dirige o Mestrado em Comunicação, Cultura e Artes. Fez pós-doutoramento sobre Poesia e Cinema Documental Português (Faculdade de Letras de Lisboa, 2009-2010). É membro integrado do CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação. Tem publicado artigos e orientado seminários em várias universidades sobre literatura portuguesa (principalmente poesia contemporânea) e sobre cinema português.

Esta iniciativa, que vai na sua 4ª edição, está integrada no programa DiVaM 2018 – Dinamização e Valorização dos Monumentos – e resulta de uma parceria entre a Direcção Regional de Cultura do Algarve, a CÍVIS – Associação para o aprofundamento da Cidadania, a Universidade do Algarve, a Associação Portuguesa de Estudos Clássicos, e tem a coordenação científica da professora doutora Adriana Freire Nogueira, da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UAlg.

Comentários no Facebook