São Brás de Alportel promove a saúde no Dia Internacional do Enfermeiro

São Brás de Alportel promove a saúde no Dia Internacional do Enfermeiro

492
PARTILHE
A vila de São Brás de Alportel assinala o Dia Internacional dos Enfermeiros (Foto D.R.)
A vila de São Brás de Alportel assinala o Dia Internacional do Enfermeiro (Foto D.R.)

O Dia Internacional do Enfermeiro, que se celebra a 12 de Maio, no próximo sábado, é assinalado na vila de São Brás de Alportel com um programa de actividades dedicadas à comunidade, que visam promover a saúde.

Sendo o mês de Maio o “mês do coração”, as actividades, que decorrerão no Centro de Saúde e no Jardim Carrera Viegas serão dedicadas aos hábitos de vida saudável e aos cuidados com o coração.

O evento inicia às 15 horas, no recinto do Centro de Saúde de São Brás de Alportel com uma sessão de esclarecimento à população sobre risco cardiovascular. Ainda neste momento, a comunidade pode usufruir de uma avaliação de alguns factores de risco para a saúde cardiovascular, nomeadamente: avaliação de tensão arterial, o consumo tabágico e o Índice de Massa Corporal.

Já no Jardim Carrera Viegas, as actividades continuam pelas 16 horas com a actuação do grupo folclórico “Velha Guarda” seguida de uma aula de exercício físico aberto à população com os alunos dos programas “Seniores em Movimento” e “Coração Ativo”. Ambas as iniciativas são da Junta de Freguesia, dinamizadas em parceria com o Município de São Brás de Alportel.

O evento é dirigido a toda a comunidade (Foto D.R.)
O evento é dirigido a toda a comunidade (Foto D.R.)

Os objectivos principais desta iniciativa são o de alertar a população para os factores de risco cardiovasculares e o de incentivar a prática segura de exercício físico. Esta acção visa ainda divulgar os projectos existentes no concelho para a prática de exercício físico, bem como promover a interacção entre os enfermeiros da Unidade de Cuidados de Saúde Primários de São Brás de Alportel e a população.

O evento é organizado pelos enfermeiros da Unidade de Cuidados de Saúde Primários de São Brás de Alportel, em parceria com a Junta de Freguesia. Conta ainda coma colaboração da Câmara Municipal, a Administração Regional de Saúde do Algarve, a Ordem dos Enfermeiros e o Agrupamento de Centros de Saúde do Centro do Algarve (ACES Central).

(Maria Simiris / Henrique Dias Freire)

Facebook Comments

Comentários no Facebook