VI Semana da Saúde e Bem-Estar regressa a Montenegro

VI Semana da Saúde e Bem-Estar regressa a Montenegro

609
PARTILHE
Muito ritmo e desporto chegam a Barão de São Miguel numa aula de zumba
Toda a população em geral está convidada a participar nas actividades (Foto D.R.)

Montenegro volta a apresentar a Semana da Saúde e Bem-Estar, de 14 a 20 de Maio, com uma panóplia de propostas que estimulam um estilo de vida mais saudável. Durante sete dias Montenegro proporciona momentos de convívio, de prática desportiva, rastreios, sessões de esclarecimento e consultas abertas à população em geral.

Trata-se, de um acordo com o Presidente da Junta de Freguesia de Montenegro, Steven Sousa Piedade, que visa sensibilizar, tanto adultos, como crianças e jovens, para a necessidade de adoptarem estilos de vida mais saudáveis.

“A prevenção é a tónica dominante do evento pois é importante fomentarmos a educação em áreas que permitam erradicar as causas das doenças mais comuns. Por exemplo o exercício físico, ou a boa alimentação, são contributos essenciais para evitar problemas futuros e nesse sentido incluímos iniciativas que sensibilizam para estas questões”, refera o autarca, que convida toda a população a participar nas actividades promovidas ao longo da próxima semana.

Promovida pela Junta de Freguesia, em parceria com a Câmara Municipal de Faro, ginásios, entidades de saúde e empresas locais, a sexta edição do evento oferece a oportunidade de crianças e adultos usufruírem de consultas a baixo custo no stand do gabinete de saúde da autarquia, nas seguintes áreas: Psicologia (dias 14 e 18), Coaching (dia 17) e Terapia da Fala (dia 18).

- Pub -

O programa integra também diversas sessões de rastreio e aconselhamento especializado, na farmácia Assunção, a decorrerem diariamente, dedicados à circulação venosa (dia 15), densitometria óssea (dia 16), hemoglobina (dia 17) e à pressão arterial (dia 18).

A prevenção de doenças também fará parte do programa, através da realização de sessões de formação e de esclarecimento. A primeira, destinada aos utentes, familiares e funcionários da Junta de Freguesia, será dedicada ao tema “Prevenção de úlceras por pressão”, no dia 14. Já no dia 15, segue-se a sessão “O que é a consulta de Planeamento Familiar?” que se destina aos alunos do 9º ano da EB 2,3 de Montenegro.

Na quinta-feira, dia 17 de Maio, será a vez dos alunos que frequentam o 1º ciclo do Agrupamento de Escolas de Montenegro visitarem o Centro de Saúde, para participarem em actividades dedicadas à prevenção da obesidade, à alimentação saudável e ao exercício físico.

No âmbito desportivo serão organizadas duas provas: no dia 16, a caminhada “Faro, Pegadas à 4ª-feira” e, no dia 19, um passeio de BTT. Ambas as iniciativas terão início às 20.15 horas. Ainda dedicado aos alunos do Agrupamento de Escolas de Montenegro decorrerá a actividade “Caraté na Escola”, nos dias 17 e 18.

O programa integra também a “Maratona de Zumba” e a “Aula de Kizomba”, que decorrerão no dia 17, a partir das 19 horas, no parque de estacionamento da rua Egas Moniz. Já no dia 20, domingo, decorre a “Oficina e Passeio de Plantas”, que tem como objectivo dar a conhecer as espécies medicinais autóctones e espontâneas existentes na freguesia.

Durante esta edição da Semana da Saúde e Bem-Estar de Montenegro serão oferecidos, pela Câmara Municipal de Faro, vales para cursos de canoagem e up paddle no Centro Náutico da Praia de Faro, bem como entradas gratuitas nas Piscinas Municipais de Faro.

A população tem ainda a possibilidade de frequentar os ginásios da Freguesia gratuitamente durante a semana temática e usufruir de descontos em alguns espaços comerciais locais.

(Maria Simiris / Henrique Dias Freire)

Facebook Comments

Comentários no Facebook