VRSA celebra o 244º aniversário

VRSA celebra o 244º aniversário

691
PARTILHE
As celebrações do 244º aniversário contam com um programa cultural e musical (Foto D.R.)
As celebrações do 244º aniversário contam com um programa cultural e musical que se estende por quatro dias (Foto D.R.)

O município de Vila Real de Santo António assinala, este domingo dia 13 de Maio, o 244º aniversário da sua fundação. Para celebrar a data, a cidade apresenta um programa cultural e musical, com a habitual sessão solene, durante a qual serão homenageadas personalidades que se destacaram pelo seu mérito.

As celebrações iniciam-se no sábado, dia 12 de Maio, a partir das 10 horas, no Arquivo Histórico Municipal, com uma conferência, uma visita guiada à Zona Pombalina e com a abertura da exposição “VRSA na obra do Engenheiro Militar José Sande de Vasconcelos”.

Ainda no mesmo dia, o Estádio Municipal de VRSA recebe o torneio de futebol “Amizade Centenário”, a partir das 16 horas, que colocará frente a frente os veteranos do Lusitano FC, do Vitória de Setúbal e do FC Valdebebas Madrid.

Os melhores alunos do concelho também vão ser distinguidos (Foto D.R.)
Os melhores alunos do concelho também vão ser distinguidos (Foto D.R.)

No dia seguinte, 13 de Maio, feriado municipal, os festejos começam com o hastear da bandeira na Praça Marquês de Pombal, a partir das 16 horas.

Antes disso, pelas 10.30 horas, decorre a Sessão Solene Comemorativa da Fundação de VRSA, no Centro Cultural António Aleixo, durante a qual serão homenageados diversos vila-realenses que se destacaram pelo seu mérito e contributos para o concelho.

Durante a cerimónia serão ainda entregues diplomas de mérito aos melhores alunos e aos funcionários autárquicos com 18 anos de serviço.

Posto isto, às 13 horas, será feita a atribuição de toponímia à rotunda de Vila Nova de Cacela, numa homenagem aos «Antigos Combatentes do Ultramar».

Já na noite de domingo, a partir das 21.30 horas, a Praça Marquês de Pombal será palco de um espectáculo de tributo a Amália Rodrigues com as fadistas Filipa Sousa, Argentina Freire e Inês Gonçalves.

Todas as iniciativas são de entrada livre.

(Maria Simiris / Henrique Dias Freire)

Facebook Comments

Comentários no Facebook