Alcoutim sobe na classificação da transparência municipal

Alcoutim sobe na classificação da transparência municipal

304
PARTILHE

 

As candidaturas vão decorrer entre 5 e 23 de Outubro
Câmara aposta na proximidade com os munícipes (Foto: DR)

Alcoutim alcançou a 15ª posição, na tabela do índice de transparência municipal, relativo ao ano de 2017, num total de 308 municípios. No ano de 2013, o município ocupou o 229º lugar, tendo assim revelado uma subida de 214 posições desde esse ano, ocupando mesmo, actualmente, o terceiro lugar a nível regional.

O Índice de Transparência Municipal foi criado para se tornar uma ferramenta de capacitação dos cidadãos, com o objectivo de promover um maior envolvimento na vida autárquica e uma melhoria da qualidade da democracia local. Para além disso, visa ainda incentivar os municípios a melhorarem a qualidade da informação prestada aos cidadãos. Esta é uma avaliação anual da informação de interesse público, que é disponibilizada pelos 308 municípios portugueses nas suas páginas oficiais.

Este é um reconhecimento dos esforços da autarquia

O Índice de Transparência Municipal é elaborado pela Transparência e Integridade, Associação Cívica (TIAC), em cooperação com a Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas da Universidade de Aveiro, que colaborou no processo de recolha e validação de dados.

A Câmara Municipal de Alcoutim tem tido uma crescente preocupação em reforçar e consolidar a proximidade e a confiança dos seus munícipes, empresas, instituições e cidadãos no geral. Esse esforço é agora reconhecido pela posição do município no Índice, o que revela a visão estratégica da autarquia na utilização dos meios de comunicação digital, enquanto instrumentos de transparência da sua actuação.

(Artigo publicado no Caderno de Alcoutim de Junho)

Facebook Comments

Comentários no Facebook