Algar traz primeiro projecto de Educação Ambiental ao Algarve

Algar traz primeiro projecto de Educação Ambiental ao Algarve

350
PARTILHE
As iniciativas ocorrem nos dias 7 e 8 de Junho Foto: D.R.)
As iniciativas ocorrem nos dias 7 e 8 de Junho Foto: D.R.)

A Câmara Municipal de São Brás de Alportel em parceria com a Algar comemoram a Semana do Ambiente, trazendo pela primeira vez à região algarvia, o projecto de Educação Ambiental, denominado “A Nossa Casa é um Planeta”.

Esta é uma parceria entre a empresa certificada, responsável pela valorização e tratamento dos resíduos sólidos do Algarve, Algar com o Centro de Interpretação e Educação Ambiental “Quinta do Peral”, da Câmara Municipal de São Brás de Alportel.

O projecto de Educação Ambiental resulta do Grupo Empresa Geral do Fomento, em trabalho conjunto com as empresas: que resultou de um trabalho conjunto das empresas: Algar, Ersuc, Resiestrela, Resinorte, Resulima, Suldouro, Valnor e Valorminho. Contou ainda com o apoio do Fundo Ambiental e da Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020.

A iniciativa vai decorrer entre os dias 7 e 8 de Junho, no quartel da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de São Brás de Alportel e destina-se a todos os estudantes do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas.

Durante os dois dias, os alunos poderão assistir a sessões temáticas sobre a Redução, Reutilização, Recuperação e Reciclagem de materiais, bem como sobre a energia. As sessões recorrem a uma tecnologia inovadora e dinâmica, que permitem a interacção com os participantes.

Os jovens alunos vão também poder participar em actividades que se vão desenvolver num planetário itinerante de 360 graus, onde serão projectados três filmes, em versões adaptadas consoante as faixas etárias. O tema central das histórias incide sobre dois irmãos, a Guida e o Rui, que desenvolvem diversas iniciativas para incentivar a redução, a reutilização e a reciclagem dos resíduos urbanos produzidos diariamente em casa.

Para além disto, estão planeados jogos sobre as mesmas temáticas ambientais. No final, serão ainda entregues diversos materiais pedagógicos.

Deste modo, “A Nossa Casa é Um Planeta” pretende, em primeiro lugar, contribuir para uma cidadania activa no âmbito do desenvolvimento sustentável e, em segundo, incentivar a construção de uma sociedade racional e eficiente na utilização dos seus recursos.

A Algar recorda ainda que durante todo o ano tem disponíveis inúmeras actividades de educação ambiental, tanto para as escolas da região, como para a população em geral.

(Maria Simiris / Henrique Dias Freire)

Facebook Comments

Comentários no Facebook