Brinquedos de lata em exposição no Museu de Portimão

Brinquedos de lata em exposição no Museu de Portimão

614
PARTILHE
Exposi Brinquedos
Uma das peças que pode ser apreciada na exposição (Fotos: DR)

A exposição “Brinquedos de lata” vai ser inaugurado no próximo dia 7 de Julho, pelas 17 horas, no Museu de Portimão.

A mostra, que reúne peças fabricadas em Portugal, como lambretas, triciclos, carros, camiões, comboios, aviões, fogões, máquinas de costura, ferros de engomar, baldes e pás de praia, entre outros objectos, resulta do interesse de Carlos Anjos e do restaurante CAN the CAN, em Lisboa, na recolha e colecção deste género de artefactos e no facto de estes terem aceitado o desafio do Museu para os dar a conhecer ao público neste espaço museológico.

Foi no início do século passado que a produção dos primeiros brinquedos tradicionais em lata “chapa de folha-de-Flandres” se iniciou em Portugal, pelas mãos do artesão José Augusto Júnior “JAJ”.

Exp Brinquedos
Brinquedos eram feitos reutilizando as sobras e as latas já utilizadas

Com a 2ª Guerra Mundial a folha-de-flandres começou a escassear dando origem à procura desta matéria-prima, sobretudo na região norte, em Alfena e depois em Gondomar e Ermesinde, em fábricas de conservas de Matosinhos, nas litografias de chapa e sucatas, reutilizando as sobras e as latas já utilizadas, de forma a dar continuidade ao fabrico de brinquedos.

“Considerando que maioritariamente os brinquedos passaram a resultar da reciclagem de latas de azeite e sardinha faz sentido que estas memórias sejam agora partilhadas num espaço que outrora foi uma antiga fábrica de conservas”, explica a Câmara de Portimão em comunicado de imprensa enviado à nossa redacção.

cartaz brinquedos-357x505px

Os brinquedos em exposição constituem-se como um marco na vivência das gerações entre os anos 20 e 60 (século XX), sobrevivente ao esquecimento e à chegada do plástico. Estas memórias coloridas podem ser recordadas e apreciadas no Museu de Portimão até ao dia 2 de Setembro, no seguinte horário: até 31 de Julho, de quarta a domingo, das 10 às 18 horas e à terça, das 14.30 às 18 e no horário especial de Verão de 1 a 31 de Agosto, de quarta a domingo, das 15 às 23 e à terça entre as 19.30 e as 23 horas.

Facebook Comments

Comentários no Facebook