Campeonato Nacional de Vela Adaptada arranca hoje na Marina de Portimão

Campeonato Nacional de Vela Adaptada arranca hoje na Marina de Portimão

521
PARTILHE
Participam no campeonato cerca de 35 clubes em representação de dez clubes de Portugal Continental, Madeira e Açores
Prova conta com a presença de cerca de 25 velejadores e 30 técnicos e voluntários em representação de dez clubes (Foto de arquivo: DR)

O Campeonato Nacional de Vela Adaptada, Classe Hansa, começa esta sexta-feira, 1 de Junho, na Marina de Portimão.

Esta será a prova de vela adaptada mais importante, realizada em Portugal no ano de 2018, e contará com a presença de cerca de 25 velejadores e 30 técnicos e voluntários em representação de dez clubes de Portugal Continental, Madeira e Açores.

Associado ao Campeonato haverá um programa social que inclui uma comida marinheira nos dias 1 e 2 de Junho e a entrega de prémios com Showcooking da Docapesca no domingo, 3 de Junho, a partir das 17 horas. Todo o programa social será localizado no espaço exterior da recepção da Marina de Portimão.

A vela solidária nasceu em Março de 2011 para possibilitar às jovens da casa da nossa senhora da Conceição de Portimão, poderem praticar vela durante todo o ano e não apenas durante as férias desportivas promovidas pelo município.

Foram sendo cada vez mais as crianças e, mais tarde as pessoas com deficiência, a beneficiarem desta oportunidade, acabando por se expandir em 2015 para Lisboa e Vila Nova de Gaia. O projecto tem hoje em dia mais de 400 beneficiários directos todos os anos.

Dentro da vela solidária, desenvolve-se uma escola de vela adaptada que pretende proporcionar novas oportunidades e experiências a pessoas com deficiência que tenham alguma autonomia. Neste sentido realiza-se nos dias 1, 2 e 3 de Junho o campeonato nacional de vela adaptada, que será a prova mais importante realizada em Portugal este ano é que será um teste para o campeonato da Europa que será organizado pela vela solidária, também em Portimão, em Outubro de 2019.

Trata-se de uma iniciativa organizada pelo Iate Clube da Marina de Portimão e a Teia D’Impulsos através do Projecto ‘Vela Solidária’.

Facebook Comments

Comentários no Facebook