DECO: como resolver o problema das facturas em atraso da Galp?

DECO: como resolver o problema das facturas em atraso da Galp?

172
PARTILHE
galp
Quem tem facturas atrasadas relativas a consumos com menos de seis meses, com valores elevados, pode pedir o pagamento parcelado (Foto: DR)

A DECO responde…

Nos últimos oito meses, fomos contactados por cerca de 600 clientes de luz e de gás da Galp, que se queixam de não receberem facturas há vários meses ou de receberem facturas acumuladas com valores muito elevados. A empresa informou-nos de que a situação seria regularizada, mas o problema mantém-se.

Quando o fornecedor de eletricidade ou gás natural falha no envio mensal da fatura, o cliente tem duas alternativas. Se as facturas dizem respeito a consumos com mais de seis meses, pode opor-se ao pagamento das quantias e pedir a sua anulação. Isto porque o direito a cobrar o serviço prescreve no prazo de 6 meses após a sua prestação. A regra é válida para os serviços públicos essenciais (água, luz, gás e telecomunicações). Se é o seu caso, tem de reclamar esse direito.

Quem já pagou os montantes não pode reclamar, mesmo que os valores digam respeito a consumos com mais de seis meses. Isto porque, à luz da lei, o consumidor assume tacitamente a dívida ao pagar as facturas. Lamentamos que as empresas se aproveitem do desconhecimento dos clientes sobre a prescrição de consumos para enviar estas cobranças.

Comentários no Facebook