Ferreiras vai ter novo cemitério

Ferreiras vai ter novo cemitério

315
PARTILHE
cemitério3
Empresa vencedora do Concurso Público de Concepção recebeu o prémio no Salão Nobre da Câmara de Albufeira (Foto: DR)

A freguesia de Ferreiras, no concelho de Albufeira, vai finalmente ter um cemitério. Antiga aspiração da população, o equipamento vai ser construído num terreno nas imediações da Igreja de São José, com boas acessibilidades, tráfego reduzido e condições favoráveis ao recolhimento e à espiritualidade. O trabalho vencedor do concurso público de concepção destinado à elaboração dos projectos de Arquitectura e Especialidades para construção do Cemitério foi apresentado esta quarta-feira no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

A manhã do dia 6 de Junho ficou marcada simbolicamente como “o fechar de um ciclo” que se iniciou com a identificação da necessidade premente de aumentar a capacidade das instalações funéreas no concelho de Albufeira, ao mesmo tempo que pretendemos dar resposta a uma aspiração legítima dos munícipes da Freguesia de Ferreiras, uma localidade em franca expansão populacional, que há muito desejava ter um lugar para sepultar e venerar os seus entes queridos, destacou o presidente da Câmara de Albufeira, durante a cerimónia de atribuição dos prémios no âmbito do Concurso Público de Concepção destinado à Elaboração dos Projectos de Arquitectura e Especialidade do futuro Cemitério de Ferreiras, que decorreu esta quarta-feira, no Salão Nobre da autarquia. José Carlos Rolo deu os parabéns à empresa vencedora, tendo referido que “agora o mais importante é avançar rapidamente para que a ideia passe do papel para o terreno e a obra possa começar”.

cemitério
Equipamento vai ser construído num terreno nas imediações da Igreja de São José

Refira-se que o concurso foi aberto por deliberação camarária de 1 de Agosto de 2017 e oito meses depois, a 17 de Abril deste ano, foi deliberado homologar os resultados e proceder à atribuição dos prémios aos concorrentes. Concorreram seis empresas, tendo o júri decidido atribuir o primeiro prémio, no valor de cinco mil euros, à empresa C.D.A. – Consultório de Arquitectura, Lda., que esteve representada na cerimónia pelos arquitectos Joana Dea Pinheiro e Rodrigo Coelho. O 2º prémio, no valor de 3 mil euros, foi entregue à empresa CNLL, Lda. e o 3º prémio, no valor de 2 mil euros, à A1V2, Engenharia Civil e Arquitetura, Lda. Foi, ainda atribuída uma menção honrosa, de natureza não pecuniária, à proposta apresentada pelo arquiteto Alessandro Narduzi, que se distinguiu pela sua singularidade e originalidade.

cemtitério2
Futuro Cemitério de Ferreiras vai ser construído num terreno com uma área de implantação com cerca de 21.400 metros quadrados

O futuro Cemitério de Ferreiras vai ser construído num terreno, com uma área de implantação com cerca de 21.400 metros quadrados, criteriosamente escolhido por ter boas acessibilidades, tráfego automóvel pouco intenso e estar localizado na proximidade de equipamentos sociais e religiosos, nomeadamente da Igreja de São José.

Comentários no Facebook