Lagoa: África em destaque no Mercado de Culturas… à Luz das Velas

Lagoa: África em destaque no Mercado de Culturas… à Luz das Velas

755
PARTILHE
Acendimento de dez mil velas, que desenharão 35 símbolos das diferentes culturas e religiões do mundo, será o ponto alto do evento
Acendimento de milhares de velas, que desenharão 40 símbolos étnicos e religiosos relacionados com África, será o ponto alto do evento (Foto: DR)

Milhares de velas surgem ao romper da noite em Lagoa para desenhar 40 símbolos étnicos e religiosos relacionados com África. Nesta quinta edição, que decorre entre os dias 5 e 8 de Julho, a Câmara de Lagoa espera mais de 40 mil visitantes num momento que se espera mágico, repleto de luz e de boas vibrações.

Diariamente, entre as 19 e a 1 hora, a zona do Convento de São José e ruas circundantes voltam a encher-se de cores, sons e sabores de outro continente. Mais de 60 artesãos de várias culturas e etnias partilharão tradições, sabores e artes com os milhares de visitantes que escolhem o município de Lagoa por estes dias.

Música, dança, gastronomia, artesanato, escultura e pintura africana prometem marcar este festival de características únicas em Portugal. O evento contará com a presença de bandas como Kilema (Madagáscar), Muhsilwan (Sudão/Marrocos/Guiné Conacri), Aboubacar Syla & Doudou Ngom (Guiné Conacri/Senegal), Yeliké Camara & Gassim Camara (Guiné Conacri), Zé Manel Martins Quarteto (Angola) e Cherif Bacisko (Guiné-Bissau).

mercadoculturas cartaz
Todos os dias será possível relaxar ao som das África Chillout Night Sessions

Diariamente será possível relaxar ao som das África Chillout Night Sessions, a cargo do DJ Ahmed Alsudani (Sudão), e ouvir um grupo de percussionistas e bailarinos oriundos do Senegal, Guiné Conacri, Costa do Marfim e Mali. Os ritmos afro-mandingas são evocativos de celebrações festivas, rituais religiosos, de emancipação e passagem e de evocação espírita, entre outros que fazem parte do quotidiano desta cultura.

- Pub -

Para além dos aromas da gastronomia africana que prometem povoar o Convento de São José, esta pode ser diariamente degustada no Mercado Municipal de Lagoa, com demonstrações da cozinheira angolana Carla Costa. A área do Convento será ainda palco de uma extraordinária exposição de estátuas e artefactos de diferentes países africanos, denominada “Mãe África – A Mulher e a Fertilidade na África Negra”. Veja mais em: https://www.facebook.com/mercadoluzdasvelas/

Comentários no Facebook