
“Sector Agrícola no Algarve: Reforçar Dinamismos e Explorar Oportunidades” é como se intitula a conferência que está a decorrer durante este sexta-feira, 22 de Junho, nas instalações do NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve, em Loulé.
Esta iniciativa tem como objectivo “sensibilizar a região para as potencialidades de um sector que já foi forte no passado em produção e exportação, que perdeu peso nas últimas décadas, mas que está já a recuperar em áreas importantes, ainda que longe da utilização plena de todos os seus recursos”.
Na conferência estão no centro das atenções os sectores do Pomar Algarvio; da Fruticultura e Vinha; da Floresta, Caça e Pecuária e da Horticultura, Pequenos Frutos e Outros. A abordagem compreenderá um ponto de situação de cada sector, as iniciativas em curso tomadas para a respectiva valorização, assim como a evocação do seu potencial futuro, sem deixar de referir os diversos condicionalismos que afectam este sector.
O encontro conta com a participação de empresários representativos dos diferentes sectores, com a participação de autarcas, professores universitários ligados à problemática da agricultura, quadros e técnicos especialistas do sector, responsáveis de organismos regionais e, naturalmente, com os agricultores da região.
A conferência é promovida pelo NERA, em colaboração com a Universidade do Algarve, a Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve e a AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve.
O programa encontra-se disponível AQUI.