O objetivo da fotografia

O objetivo da fotografia

454
PARTILHE
Raúl Grade Coelho; Secretário da ALFA
Raúl Grade Coelho;
Secretário da ALFA

O que se pretende com a fotografia? – questionam algumas pessoas. Há várias temáticas para a fotografia. Há a fotografia profissional, dentro de várias áreas e a amadora por onde existem várias associações como a ALFA.

Neste campo estão também os fotógrafos que existem em todas as ocasiões em todos os lugares do mundo e que tudo fotografam. Pelo simples prazer de gravar o momento mas sem pertencerem a qualquer associação nem a nenhum grupo relacionado com a fotografia. Simplesmente, um dia despertaram para a fotografia e deslocaram-se, tal como já aconteceu e acontece várias vezes, à loja da fotografia que existe na sua vila ou cidade e onde são exibidas as várias máquinas acompanhadas pelas diversas objetivas. Isto no campo das máquinas profissionais ou semi-profissionais. Há também as compactas. Aquelas que basta apontar e cliclar no botão.

Campeonato de Motonáutica - Portimão - Maio 2018_378
A Associação Livre Fotógrafos do Algarve (ALFA) ensina como capturar o momento (Foto: DR)

Não é necessário pensar, por vezes, para tirar as fotografias que estas máquinas capturam e gravam. Mas é necessário pensar para tirar aquela fotografia? – perguntam outras pessoas. Depende. Qual o objetivo da fotografia. É ele que fabrica a fotografia que retiramos e colocamos naquele quadro naquela zona da sala com uma iluminação especial que a salienta. Também pode ser vendida ou publicada num jornal bem como num livro.

Como se repara a fotografia adequa-se a tudo e todos e todas as imagens têm a sua qualidade que desperta sempre os nossos comentários. Uma vezes positivos, outras negativos. Depende da pessoa. Mas todas as máquina fotográficas capturam o momento e por isso existem associações como a www.alfa.pt que ensinam como capturar o momento, entre outras ações como os passeios fotográficos.

- Pub -

(Artigo publicado no Caderno Cultura.Sul de Junho)

Facebook Comments

Comentários no Facebook