Lagos vê a qualidade das suas praias reconhecida

Lagos vê a qualidade das suas praias reconhecida

573
PARTILHE
praia-da-batata-lagos
A Praia da Batata foi reconhecida com ‘Qualidade de Ouro’ (Foto: DR)

Seis Bandeiras Azuis, quatro Bandeiras Praia Acessível e cinco bandeiras “Qualidade de Ouro” serão hasteadas este ano nas praias de Lagos, garantindo aos veraneantes a conformidade e boa qualidade das zonas balneares do concelho. A cerimónia de hastear das bandeiras terá no lugar na próxima sexta-feira, 22 de Junho, na Praia da Batata, em Lagos.

A Bandeira Azul é atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa e tem como objectivo “educar para o desenvolvimento sustentável em praias costeiras, fluviais e lacustre, portos de recreio e marinas, que se candidatem e cumpram um conjunto de critérios relacionados com a Informação e Educação Ambiental, Qualidade da Água Balnear, Gestão Ambiental, Segurança e Serviços, Responsabilidade Social e Envolvimento Comunitário”. Todos os anos a Associação promove um concurso de boas práticas, tendo cabido a Lagos, pelas acções de sensibilização ambiental dinamizadas durante a época balnear de 2017 uma Menção Honrosa. Este Verão serão dinamizadas novas acções, desta vez subordinadas ao tema deste ano do programa Bandeira Azul: “O Mar que Respiramos”.

Cinco praias com Qualidade de Ouro

Mais circunscrito à aferição da qualidade das águas balneares é o Galardão “Qualidade de Ouro”, anualmente atribuído pela Quercus às praias que nas últimas cinco épocas balneares (neste caso, de 2013 a 2017) tenham obtido, de forma sistemática, um resultado “EXCELENTE” em todas as análises efetuadas de acordo com a classificação da legislação em vigor. Em Lagos a Qualidade de Ouro foi reconhecida em cinco praias: Batata, D. Ana, Luz, Meia Praia e Porto de Mós.

- Pub -

As boas condições de acessibilidade irão estar certificadas, uma vez mais, pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P, pela Agencia Portuguesa do Ambiente – APA, I.P. e pelo Turismo de Portugal, I.P. nas zonas balneares da Luz, Porto de Mós, Batata e Meia Praia. A Praia da Luz, para além de ostentar a bandeira “Praia Acessível” é detentora de vários prémios “Praia + Acessível” (1.º prémio em 2010; 2.º prémio em 2013 e em 2014), apresentando-se como referência nacional pela qualidade do usufruto da oferta de serviços e bem-estar que proporciona às pessoas com mobilidade reduzida, não sendo indiferente a este resultado o importante papel desempenhado pela NECI – Núcleo de Educação do Cidadão Incluso.

Comentários no Facebook