Chuta os Plásticos para fora dos Oceanos

Chuta os Plásticos para fora dos Oceanos

1199
PARTILHE
Teresa Fernandes explica que a campanha teve início em Julho e termina em Setembro (Foto: D.R.)
Teresa Fernandes explica que a campanha teve início em Julho e termina em Setembro (Foto: D.R.)

A Águas do Algarve, no âmbito da actividade que desenvolve na região, está inerentemente associada ao ambiente e à sua preservação, sendo esta uma forte componente das estratégicas de educação ambiental que desenvolvemos no Algarve!

Veja-se que a primeira grande Estratégia Europeia sobre Plásticos foi adoptada a 16 de Janeiro de 2018 pela Comissão Europeia, e faz parte da transição que se pretende para a Europa de uma economia circular com base no desenvolvimento Sustentável. Acima de tudo, trata-se de uma estratégia que pretende ajudar a proteger o Ambiente, através da redução do lixo marinho, das emissões de gases com efeito de estufa e a nossa dependência em combustíveis fósseis importados.

Nesse sentido, estamos a iniciar uma acção regional intitulada “Neste Verão Chuta os Plásticos para fora dos Oceanos”. Para além do papel importante da Águas do Algarve nesta matéria, não nos podemos alhear do facto de estarmos numa região banhada pelo mar, onde as praias são um dos nossos maiores ex-libris. A estatística é esmagadora: a população algarvia anda na ordem das 500 mil pessoas, chegando, no entanto, a triplicar nos meses de Julho e Agosto, atingindo números de um milhão e meio, e por vezes até mais. Este aumento de população tem ligação directa com o aumento dos lixos e dos plásticos.

A campanha estende-se a todo o Algarve (Foto: D.R.)
A campanha estende-se a todo o Algarve (Foto: D.R.)

Conscientes do papel de cada um na problemática global da disseminação dos plásticos no ambiente, pretendemos contribuir através das acções de educação e sensibilização ambiental para que o Planeta preserve o bom ambiente e que se mantenha saudável para nós, para os nossos filhos, e para todas as gerações vindouras. Com pequenos gestos, podemos ajudar a diminuir a quantidade de resíduos de plástico que existem nos nossos oceanos, na terra e no ar, reciclando e reutilizando sempre mais.

- Pub -

“Não permitas que os plásticos definam o nosso futuro! Neste Verão, vive a praia mas chuta os Plásticos para fora dos oceanos!” Este é o teaser da campanha. A Campanha será desenvolvida em três fases, com início em Julho, terminando em Setembro.

Alguns dados adicionais, de acordo com a Plastics Europe, o uso dos plásticos distribui-se da seguinte forma:

-40% embalagens;

-22,5% bens de uso doméstico e de consumo;

– 20% edifícios e construção;

– 9% automóveis e camiões;

– 6% equipamento eléctrico e electrónico;

– 3% agricultura.

Teresa Fernandes, responsável pela Comunicação e Educação Ambiental da Águas do Algarve

Facebook Comments

Comentários no Facebook