Áudio guias dão a conhecer património de Castro Marim

Áudio guias dão a conhecer património de Castro Marim

214
PARTILHE

 

salinas de castro marim
Áudio guias disponibilizam aos visitantes duas dezenas de pontos informativos de grande interesse acerca do património castromarinense (Foto: D.R.)

A NovBaesuris – Empresa Municipal acaba de lançar, no acervo das suas competências, o projecto “À descoberta de Castro Marim com Áudio Guias”.

“Trata-se de um meio que, associado às novas tecnologias, permite a descrição da riqueza e diversidade patrimonial da vila de Castro Marim, através do uso de dispositivos electrónicos e digitais com recurso à voz, onde que permite aos visitantes aceder a informação relevante sobre a História, património edificado e natureza locais, na sua própria língua de um modo inovador, possibilitando um acesso mais fácil e directo às temáticas apresentadas, libertando-os da leitura de textos e de legendas”, explica aquela empresa municipal em comunicado de imprensa.

Os áudio guias disponibilizam aos visitantes duas dezenas de pontos informativos de grande interesse acerca do património da vila de Castro Marim, designadamente do Castelo e do Forte de São Sebastião, ambos monumentos nacionais, assim como do Mercado Local /Posto de Turismo, Casa do Sal, Salina Félix e Colina do Revelim de Santo António – Centro de Interpretação do Território, Jardim Andaluz, Moinho de Vento e Ermida de Santo António.

- Pub -

Conteúdos disponíveis em várias línguas

Os conteúdos do património da vila de Castro Marim difundidos pelos áudio guias, além do português, estão disponíveis também noutros idiomas: espanhol, Inglês e francês. É ainda de referir que “cada locução inclui áudio discrição para que os visitantes cegos ou com reduzida capacidade de visão possam usufruir desta experiência na companhia de familiares e amigos”. Os visitantes com dificuldades auditivas e utilizadores de aparelhos auditivos, podem ainda usar adaptadores especiais para seu maior conforto. Para o público surdo, pretende-se disponibilizar brevemente uma versão em linguagem gestual.

Esta viagem que convida a desvendar o património cultural e natural de Castro Marim tem como ponto de partida o Mercado Local, que integra o Posto de Informação Turística, onde os turistas terão à disposição toda a informação para programar e empreender a sua visita.

Segundo Célia Brito, presidente do Conselho de Administração da NovBaesuris, “os áudios guias constituem um elemento primordial na política estratégica de desenvolvimento da empresa municipal, que visa a valorização e afirmação dos patrimónios de Castro Marim. Este projecto que agora conhece a luz do dia, exigiu um tempo de gestação e maturação, acreditando-se que responde positivamente às exigências de um turismo de qualidade e excelência para o Baixo Guadiana”.

 

Comentários no Facebook