Câmara de São Brás de Alportel adere ao cheque veterinário

Câmara de São Brás de Alportel adere ao cheque veterinário

506
PARTILHE
animais
Medida visa o bem-estar animal (Foto: D.R.)

A Câmara de São Brás de Alportel firmou um protocolo com a Ordem dos Médicos Veterinários que permitiu implementar o Programa “Cheque Veterinário”, integrado no Programa Nacional de Apoio à Saúde Animal para animais de companhia.

Esta medida foi tomada tendo em vista assegurar o “bem-estar animal, e de modo a ampliar os recursos do Consultório Veterinário Municipal e da parceria existente com a associação “Coração 100Dono”, na sua intervenção e apoio à população”, explica a autarquia são-brasense.

O Cheque Veterinário visa a prestação de cuidados de saúde aos animais em risco, nomeadamente no que se refere à vacinação, à desparasitação e à esterilização, bem como outros tratamentos e urgências 24 horas.

Numa primeira fase, o programa está a ser utilizado no concelho, para a esterilização de animais errantes, de modo a evitar a propagação de animais abandonados, incindindo sobre animais que são alvo de intervenção dos serviços municipais incluindo aqueles que são integrados no abrigo de emergência.

O protocolo, em vigor durante um ano, com possibilidade de renovação por períodos iguais, tem como objectivos a promoção da saúde pública, a educação das boas práticas de bem-estar animal, a prevenção do abandono dos animais, o controlo da população animal errante e a diminuição da população animal alojada no centro de recolha oficial.

Um programa que vai “ao encontro das políticas municipais de intervenção na área da saúde pública e com os animais em situações carenciadas e/ou errantes”, remata a autarquia.

Facebook Comments

Comentários no Facebook