‘Capital do Polvo’ celebra festas tradicionais em honra dos pescadores

‘Capital do Polvo’ celebra festas tradicionais em honra dos pescadores

585
PARTILHE
festa dos pescadores santa luzia
Festa atrai milhares de pessoas à vila piscatória de Santa Luzia (Foto: D.R.)

A vila de Santa Luzia celebra, entre 10 a 13 de Agosto, as suas Festas Tradicionais em Honra dos Pescadores, com muita animação.

O ponto alto dos festejos será no domingo, com a celebração das cerimónias religiosas que iniciam com a missa solene e terminam no fim da tarde, com a procissão da imagem de Santa Luzia, onde se realiza a bênção dos pescadores e as suas embarcações junto ao cais e proclamação das ofertas aos Homens do Mar.

A tradição desportiva mantém-se na segunda-feira, com a Corrida de Chatas, o Jogo da Corda, a Tirada de Fitas, o Pau de Sebo e as Regatas de Barcos.

Quanto à música, a organização aposta num cartaz diversificado, com vários estilos de música, todos eles cantados em português.

- Pub -

O programa das festas:

festa dos pescadores 2018

Fernando Daniel, Badoxa, Marco Rodrigues e Emanuel são os convidados de honra, assim como Ângelo Correia, João Lum, Dj Guz, Arcílio Palma, Dj Gustavo Vera Jorge Miguel, Sara Gonçalves, Teresa Viola e Cristiano Martins. O recinto dos espectáculos conta com um bar/ restaurante.

As tradicionais festas em honra dos pescadores encerram com um espectáculo de pirotecnia repleto de momentos imperdíveis.

Santa Luzia nasceu em 1577 por iniciativa dos pescadores. Estes edificaram uma ermida dedicada a uma santa com o mesmo nome, mártir siciliana e protectora dos que sofrem dos olhos. Santa Luzia tornou-se assim, a padroeira da freguesia.

Hoje, ainda de natureza piscatória, é designada por a “Capital do Polvo”. Esta vila proporciona a todos os seus visitantes verdadeiros momentos de harmonia e bem-estar.

Facebook Comments

Comentários no Facebook