Design de Loulé em exposição nos Estados Unidos

Design de Loulé em exposição nos Estados Unidos

391
PARTILHE
taças empreita à hora 3
As taças foram desenvolvidas pelo designer Henrique Ralheta, em colaboração com as artesãs Odete Dias e Júlia Laurência (Fotos: D.R.)

O Museu do Design e da Moda vai incluir na Exposição “Como se Pronuncia Design em português? 2000-2018” as taças Empreita à Hora (2 horas e 8 horas) recentemente oferecidas pela Câmara de Loulé para integrar a colecção do MUDE.

A exposição está patente na Sol Koffler Gallery em Providence, nos Estados Unidos da América, até ao próximo dia 3 de Agosto.

As taças foram desenvolvidas pelo designer Henrique Ralheta, em colaboração com as artesãs Odete Dias (empreita) e Júlia Laurência (costura), no âmbito da Residência Designers de Loulé realizada entre 2016 e 2017 em que designers nascidos em Loulé trabalharam com os artesãos do concelho, para criar peças de marcada identidade local.

taças empreita à hora
Na técnica da ‘Empreita’, antes de se dar forma aos objectos tece-se uma longa trança de palma

“As peças consistem em rolos de empreita que pela sua flexibilidade permitem que o utilizador possa moldar a taça a seu gosto. Mas a grande particularidade passa por serem vendidas à hora, num claro alerta para as questões da subvalorização do trabalho artesanal”, explica a Câmara de Loulé em comunicado de imprensa.

Comentários no Facebook